Boston é quem ganha, confiando apenas na matemática
Porque perder dias para analisar um jogo longo, os sistemas, os pontos fortes e fracos de cada um, os ângulos, os movimentos, as escolhas estratégicas e tudo mais, enquanto o jogo 1 das finais da NBA vencido pelos Boston Celtics contra os Dallas Mavericks pode ser resumido no simples fato de que três vale mais do que dois. Não é basquetebol ou desporto, é apenas uma lógica matemática simples.
Joe Mazzulla tinha um plano muito claro para as suas tropas no ataque. O mesmo padrão que levou a sua equipa a 64 vitórias nesta temporada e depois 12 sucessos em 14 jogos nos playoffs, alinhar simultaneamente com cinco jogadores habilidosos de três pontos, esticar as linhas ao máximo, fixar a defesa oposta e aproveitando para reagir, aproveitando os espaços para penetrar em direção ao círculo antes de tentar o lançamento de três.
Os seus jogadores repetiram as mesmas ações posse após posse, nunca hesitando em lançar de longe. Mesmo quando não estava a correr bem ao início. Mas eles não pararam. Sabiam que iam voltar a conseguir. Não viram nada de errado.
Com Derrick White, Kristaps Porzingis, Al Horford, Jayson Tatum, Sam Hauser, Jaylen Brown, são muitas opções. Dallas não conseguia acompanhar. Boston fez mais 5 lançamentos exteriores do que o seu adversário no primeiro período. 15 pontos a mais para uma diferença de 17 pontos, precisamente (.37-20).
Os Celtics não foram extremamente eficazes. Mas multiplicaram as possibilidades com 27 tentativas na primeira parte (11 acertadas). No final, permaneceram nos seus padrões com 38% de sucesso no jogo inteiro. O cálculo é o número que faz a diferença. Se os Mavericks tivessem convertido 50% dos seus três pontos ao intervalo, por exemplo, teriam estado a 12 pontos. A prioridade dos jogadores de Jason Kidd são os dois pontos, de Joe Mazzulla são os três pontos. Duas filosofias diferentes.
Se os Mavericks não conseguirem colocar mais pressão sobre os lançamentos, correm o risco de ter uma chuva de triplos na maioria das partidas. Isso não significa que vão perder todos, mas a matemática não está a seu favor.
Assiste a todos os jogos da NBA e da Liga Portuguesa de Basquetebol! Regista-te na Betclic com o promocode NBAPTBETS e ainda ganhas uma Aposta Sem Risco até 50€!