Lakers caçam um treinador “à maneira”
Foi reportado pela ESPN, mais precisamente, por Adrian Wojnarowski, que os Los Angeles Lakers estão interessados em contratar Dan Hurley, treinador da Universidade de Connecticut e bicampeão da NCAA.
Hurley é um vencedor apaixonado. Para quem não segue o basquetebol universitário, este treinador liderou UConn ao bicampeonato universitário, algo que não acontecia à 17 anos, ultima vez conseguido pelos Florida Gators.
O primeiro campeonato foi espetacular, o segundo foi chocante. Hurley teve que trabalhar com uma equipa quase que toda do 0, e, mesmo assim, conseguiu guiar os miúdos à vitória.
O seu trabalho com jovens é notável. Donovan Clingan e Stephon Castle evoluíram muito e estão projetados para serem escolhas de loteria (1ª à 14ª).
Quem é Dan Hurley?
Dan Hurley é o atual treinador do UConn Huskies e bicampeão da NCAA Basketball. É filho do lendário treinador de High School Bob Hurley Sr. e foi base por quatro anos no basquetebol universitário, representando os Seton Hall Pirates.
Hurley está em Connecticut desde 2018 e é visto hoje com o melhor treinador universitário pela grande maioria do público americano.
É um mestre tático e mental, ajudando a “cachopada” de UConn a vencer 70% dos seus jogos em seis anos. Os seus jogadores caracterizam-no como um homem direto e temperamental, perfeito para o basquetebol universitário. “Ele nunca mente, diz sempre a verdade. Ele ama-nos. Pode não parecer porque ele está sempre a gritar, mas lá dentro, ele ama-nos” – revelou Donovan Clingan.
Dan também se vê com esses olhos. “Não me importo muito com o que as pessoas acham da minha intensidade. Obviamente que ela manifesta-se da maneira certa com a minha equipa.”
O que pode correr mal
Treinar uma equipa na NBA é muito diferente do que treinar uma equipa universitária. Enquanto num lado existem miúdos famintos para chegar à NBA e estabelecer as suas vidas, na própria NBA, uma grande parcela dos jogadores já não ligam muito para derrotas e vitórias, já que o cheque cai sempre na conta.
Nos programas universitários, os treinadores são o programa. É o treinador que recruta e é o treinador que corta os jogadores do plantel, ou seja, a mentalidade é, os jogadores vão e vêm, mas os treinadores estão sempre cá, e, na NBA de hoje em dia, é totalmente o oposto.
Na NBA de hoje, os jogadores têm cada vez mais poder, não só financeiro, mas também na própria franquia. E com Hurley a juntar-se aos Lakers, que neste momento, com LeBron James, que de acordo a Bob Myers, ex-GM dos Warriors “É capaz de ser o atleta com mais poder do mundo”, poderá haver um choque de ideias.
Algumas diferenças como o tempo de ataque, que na NBA são os clássicos 24 segundos, enquanto na NCAA é de 30 segundos, podem marcar um possível arranque lento em LA.
Os números também não estão do lado de Dan Hurley. Não existiram muitos treinadores universitários que obtiveram sucesso na NBA, aliás, nos últimos 30 anos, apenas dois treinadores que saltaram da NCAA para a NBA conseguiram uma percentagem de vitórias positiva, esse sendo: Brad Stevens e Billy Donovan.
O que pode correr bem?
Mentalidade. Hurley, como já referido anteriormente, é um vencedor apaixonado, é um indivíduo que tem uma relação com o basquetebol quentíssima. Esse fator pode motivar jogadores com Anthony Davies a dar o próximo passo e assumir finalmente o posto de número 1 da equipa.
O seu estilo intenso e agressivo levou a que UConn, desde 2018, fosse a terceira equipa com mais faltas técnicas, 25. Isso na NBA, com jogadores mais experientes e calculistas, não deverá ser grande problema, no entanto, é sempre algo a ter em conta.
Hurley pode transformar de vez a cultura em LA.
Se LeBron quer… LeBron vai ter
LeBron James tem uma forte relação, já bem conhecida, com JJ Redick, tanto que, durante uns dias, o ex-Los Angeles Clipper foi quase dado como garantido por Shams Charania, Insider da NBA, para ser o novo treinador dos Lakers.
Mas poucas horas antes do jogo 1 das Finais da NBA, Adrian Wojnarowski, Insider da ESPN, largou a “Woj Bomb” e revelou que Rob Pelinka e Jeanie Buss tinham marcado uma reunião com Dan Hurley.
Curiosamente, Dan Hurley apareceu no podcast The Old Man and The Three de JJ Redick, onde LeBron James deixou o comentário “Ele é TÃO BOM!!! Ele e o seu staff. Super criativos com o seu “O”(offense/ataque). Adoro isso!”.
Poderá isto ser obra de LeBron James?