As 3 equipas do play-in que podem surpreender nos playoffs

Os playoffs começam (finalmente) no próximo sábado. Mas primeiro, lugar ao play-in. Pelo quarto ano consecutivo, os classificados em 7º e 8º em cada conferência serão distribuídos de acordo com os resultados das eliminatórias que começam esta noite com os confrontos, seguidos de partidas amanhã entre o nono e o décimo. Os vencedores das partidas desta noite classificam-se diretamente para os playoffs, enquanto os derrotados terão uma segunda possibilidade contra os vencedores na noite de quarta-feira.

O conceito funciona bem e dá um pouco mais de vitalidade e interesse à temporada regular. Mas as equipas classificadas para o play-in muitas vezes tentam salvar a temporada (Los Angeles Lakers, por exemplo) ou descobrir os playoffs para ganhar alguma experiência enquanto esperam por dias mais gloriosos (Memphis Grizzlies há dois anos, Oklahoma City Thunder nesta temporada).

Das 9 equipas classificadas para os playoffs por meio do play-in desde a sua criação em 2020, nenhuma passou uma ronda. Será que uma das oito formações desta temporada conseguirá finalmente destacar-se?

Tentamos ver 3 equipas com probabilidade de possivelmente fazer algo na sua conferência.

3. New Orleans Pelicans

Eles tiveram o oitavo lugar, depois perdido para os Minnesota Timberwolves na última partida da temporada. Com isto, os Pelicans terão dois jogos seguidos para vencer e ir para os playoffs. A equipa de Willie Green teve 9 vitórias nas últimas 12 partidas. Um despertar tardio sob o ímpeto de Brandon Ingram.

Mas se eles forem para os playoffs, seria para desafiar os Denver Nuggets logo na primeira ronda. Já parece uma missão bem complicada. No entanto, os New Orleans Pelicans mostraram algo no ano passado contra os Phoenix Suns, mesmo perante o número um. Eles chegaram a esta temporada com mais um ano de experiência, experiência com CJ McCollum e uma equipa mais bem preparada.

Especialmente porque os Pelicans não foram maus contra os Nuggets nesta temporada. As duas equipas venceram duas partidas cada. Com a sua defesa de aço, a sexta na NBA, Ingram e companheiros têm trunfos para atrapalhar a equipa de Colorado.

Mas para vencê-los… isto exigiria que Zion Williamson voltasse e jogasse da melhor forma possível. Enorme incerteza. Não há garantia de que possa retornar durante a série. Além da sua ausência, a de José Alvarado também deve pesar um pouco.

2. Miami Heat

Primeiro no ano passado, sétimo nesta temporada… A equipa de Erik Spoelstra baixou bastante. Kyle Lowry é menos influente, Jimmy Butler perdeu quase 20 jogos e o reforço que deveria dar um ânimo a tudo, é Kevin Love de 34 anos. Mas, apesar disso, difícil prever os Miami Heat neste tipo de eliminatórias.

Porque Butler veste o fato de guerreiro e torna-se num jogador bem diferente. Ele não é consistente o suficiente para ser um dos 10 melhores jogadores da liga, mas certamente aproxima-se desta categoria entre abril e junho. O base teve médias de 30, 27 e 25 pontos nas três séries de playoffs disputadas no ano passado. 

Bam Adebayo será a força essencial para qualquer surpresa. O poste All-Star teve a sua melhor temporada no ataque e terá de ser um perigo constante perto do círculo. Ultrapassar os Boston Celtics ainda parece muito, muito complicado. Os Milwaukee Bucks igualmente.

1. Los Angeles Lakers

Ainda nem estão nos playoffs mas LeBron James continua a recordar as suas ambições, que obviamente vão além do simples facto de se manter na pós-temporada. Não hesita em mencionar as suas aspirações e o desejo de correr atrás de um quinto anel. Continua a ser uma referência na liga aos 38 anos. No entanto, este é realmente um objetivo realista?

Apesar do seu recorde digno de uma equipa que chega à primeira ronda (43-39), os Los Angeles Lakers têm realmente os ingredientes para um candidato às finais da conferência com duas superestrelas, alguns defensores versáteis, lançadores, etc. Uma equipa mudada com as chegadas de D’Angelo Russell, Jarred Vanderbilt, Malik Beasley e Rui Hachimura. A evolução de Austin Reaves também dá outra dimensão a esta equipa.

Os Lakers venceram 18 das 26 partidas desde os ajustes feitos pelo Front Office. Apenas os Milwaukee Bucks e os Philadelphia Sixers tiveram um recorde melhor no mesmo período. James e companheiros, portanto, têm motivos para acreditar que podem jogar cara a cara com quase qualquer equipa. Particularmente os Memphis Grizzlies sem Steve Adams e Brandon Clarke nos playoffs.

LA já venceu Memphis duas vezes, embora as equipas sejam diferentes na temporada regular e nos playoffs de qualquer maneira. Passar uma eliminatória parece possível, mas continuar até final?

Deixe um comentário