Argentina x Sérvia: antevisão e aposta
O primeiro jogo a eliminar do Mundial é já amanhã a partir do meio dia: Argentina vs. Sérvia; Scola vs. Jokic; Campazzo vs. Bogdanovic. As casas de apostas dão claro favoritismo aos sérvios, mas a verdade é que os argentinos continuam invictos no torneio. Quem seguirá para as meias finais?
A Argentina tem realizado uma campanha imaculada neste Mundial, com cinco vitórias em outros tantos jogos. Longe da qualidade de seleções como a que chegou ao ouro olímpico em 2004, curiosamente continuam e ser, e de que maneira, liderados por uma das referências dessa conquista. Luis Scola, aos 39 anos, continua a um nível assombroso (até parece melhor fisicamente do que há uns anos, mais leve e móvel) com 17 pontos e 8 ressaltos por jogo, mas veremos se não acusará o desgaste de andar a jogar de dois em dois dias a este nível. Da nova geração (a título de curiosidade, o segundo jogador mais velho desta equipa, Nicolás Larpovíttola, faz 10 anos de diferença para Scola!), os maiores destaques têm sido o trio do Real Madrid Facundo Campazzo (13 pontos e 7 assistências por jogo), Gabriel Deck (10 pontos) e Laprovíttola (10 pontos), bem como o jogador do Baskonia Patricio Garino (12 pontos por jogo). No último jogo, a Argentina “goleou” a Polónia por 91-65, mostrando força defensiva e fluidez no ataque. No entanto, a verdade é que esta seleção ainda não defrontou nenhum rival do seu nível ou superior, pelo que esta invencibilidade tem de ser relativizada face aos oponentes defrontados
Por seu turno, a Sérvia vem de uma derrota difícil de digerir frente à Espanha por 81-69. Um jogo que veio colocar a nu uma das tradicionais fragilidades das seleções balcânicas: a gestão emocional. Até porque, ao nível do talento, esta é uma das melhores seleções em prova. No interior, conjuga a estatura e presença de Marjanovic (9 pontos por jogo em 11 minutos) com o génio de Jokic (12 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências). No exterior, há chuva de triplos para todos o gostos, desde Bogdanovic (a estrela sérvia no torneio, com 20 pontos e 6 assistências de média, e carregando a bola quando é preciso assumir), Bjelica (12 pontos e 47% de triplo), Guduric (6 pontos, 33%) e Bircevic (6 pontos, 42%). A bola circula por todos (apenas Simonovic tem uma média de pontos inferior a 5), tornando o ataque imprevisível e versátil – é o melhor ainda em prova, com 96 pontos por jogo.
Quanto ao encontro, é crível que os sérvios confirmem o favoritismo. As duas equipas equiparam-se nos campos estatísticos do torneio até ao momento, mas há um aspeto onde os sérvios levam clara vantagem: os 50 pontos por jogo vindos do banco, contra os 30 da Argentina. Esta maior capacidade na rotação, a juntar à força no jogo interior (têm diversas armas para desgastar Scola, desde Bjelica, Raduljica até Marjanovic) deve colocar os sérvios nas meias finais.
Sugestão de aposta: jogo com mais de 160 pontos – 1.60 ESC Online