Análises 2024/25 – Utah Jazz
Como é costume, os membros da equipa da NBA Portugal juntaram-se e fizeram uma análise a cada uma das 30 equipas da NBA, para a próxima época. Abordamos sempre as entradas e saídas, as principais mudanças, os jogadores em foco e o que podemos esperar de cada franchise.
Entradas:
- Drew Eubanks, Patty Mills, Svi Mykhailiuk, Cody Williams, Isaiah Collier, Kyle Filipowski
Saídas:
- Kris Dunn, Omer Yurtseven, Talen Horton-Tucker, Kira Lewis, Luka Samanic
Rotação Prevista:
- PG – Keyonte George
- SG – Collin Sexton
- SF – Lauri Markkanen
- PF – Taylor Hendricks
- C – Walker Kessler
- Banco: John Collins, Jordan Clarkson, Patty Mills, Drew Eubanks, Kyle Filipowski, Svi Mykhailiuk, Micah Porter, Jason Preston, Cody Williams, Isaiah Collier
- Treinador – Will Hardy
Depois das trocas a envolver Donovan Mitchell e Rudy Gobert, os Jazz acumularam vários activos, entrando em modo reconstrução. Lauri Markkanen surgiu como All-Star, mas mais ninguém conseguiu um nível similar. A equipa terminou em 12º lugar no Oeste, com 31 vitórias.
Apesar dos rumores da possível saída de Collins ou Clarkson, ambos os jogadores vão iniciar a temporada em Utah. Williams, Collier e Filipowski foram as escolhas no Draft, não tiveram temporadas excecionais na universidade, mas estão no núcleo jovem a desenvolver em Utah, juntamente com Keyonte George, Taylor Hendricks e Walker Kessler. Collin Sexton deverá assumir maior protagonismo, depois de um bom final na temporada anterior, Collins e Kessler terão uma disputa pela posição de interior. Mas surge a questão de futuro, quem será o rosto dos Jazz para os próximos anos. Markkanen, a estrela da equipa, tem um contrato elevado, aos 27 anos, poucas soluções vão surgir no mercado. Será que se vai contentar numa equipa com expectativas baixas?
Os Jazz têm alguns veteranos que podem contribuir, mas não deveria ser esse o plano numa equipa em reconstrução. A equipa tentará melhorar o registo da temporada anterior, mas tal não se afigura fácil, principalmente no Oeste. A parte defensiva continua a ser um ponto a melhorar, o ataque apesar de ter mais soluções, não é suficiente. Possivelmente ainda vão existir mudanças na equipa até final da temporada, sendo que o Draft de 2025 promete.