Rumo a um All-Star Game entre americanos e estrangeiros?
Como a NBA procura aumentar o interesse pelo All-Star Game, certamente virá com uma mudança de formato. Adam Silver, na ESPN antes do início do jogo 3 das finais, trouxe a ideia de uma partida entre os jogadores internacionais e os americanos.
“Acho que seria incrivelmente emocionante”, admitiu o comissário da NBA.
“Obviamente não faremos isto este ano em Indianápolis, onde é o All-Star Game, porque temos de conversar com o sindicato dos jogadores sobre isto. Mas, à medida que o desporto se abre para o mundo, com um novo MVP internacional este ano, devemos pensar nisto. Acho que haveria uma grande satisfação dos fãs. Acho que os jogadores também estariam interessados.”
A partir de 2018, todos os três MVPs nasceram fora dos Estados Unidos: Joel Embiid, Nikola Jokic e Giannis Antetokounmpo. Jayson Tatum é o único americano no All-NBA First Team para a temporada 2022-23. A ascensão de jogadores internacionais é inegável. O formato, uma tentativa de despertar o orgulho dos americanos, pode ser interessante.
Um problema permanece, o do número de atletas selecionáveis. Apesar de estarem cada vez mais bem representados, os internacionais continuam sendo uma minoria na NBA. Este novo processo de seleção pode, portanto, parecer injusto para os jogadores. Especialmente porque eles costumam ter bónus financeiros vinculados ao evento.
“Não é uma ideia nova. Quando apareceu pela primeira vez historicamente, pensamos que haveria um desequilíbrio”, referiu Adam Silver.
“Não necessariamente pelo nível em campo, mas para ser justo com os jogadores. Mesmo agora, continua a crescer e mais de 25% dos nossos jogadores nasceram fora dos Estados Unidos.”
“Se escolher uma suplente de 25% e outro de 75%, pode não ser justo”, acrescentou. “Mas quando a ideia voltou ao comité de competição, as pessoas disseram, ‘Bem, talvez encontremos uma maneira de lidar com isso.”
A liga já considerou outros formatos para relançar o All-Star Game, que claramente perdeu força nos últimos anos. O regresso da clássica conferência Este contra a conferência Oeste está sobre a mesa. Seja um ou outro, devemos, de qualquer forma, esperar grandes mudanças da NBA.