“Ones to Watch 23/24” – James Wiseman

A rúbrica “Ones to Watch” consistirá em 30 artigos diários até ao início da temporada da NBA. Cada equipa da NBA terá um jogador em análise, que será escolhido conforme a sua situação no arranque da temporada (nova contratação, rookie, época de afirmação, último ano de contrato, etc.). No fundo, elegemos um jogador de cada equipa para “ter os olhos postos”, como indica o nome da rúbrica.

James Wiseman

O “peso” de ser a segunda escolha do draft de 2020 sempre foi algo que pressionou James Wiseman no seu tempo com os Golden State Warriors. Apesar de ter contribuído para a conquista do campeonato em 2022, o jogador ficou sempre aquém das expetativas que a equipa lhe depositou. A concorrência com Draymond Green e Jonathan Kuminga ou a presença de vários jogadores de qualidade superior no plantel podem ser justificações para o seu insucesso em San Francisco, mas também a sua fraca capacidade defensiva foi um dos motivos que fez a equipa trocá-lo para os Pistons.

Em Detroit, ao fim de apenas 24 titularidades com a camisola dos Pistons, o jogador elevou os seus números, terminando a temporada com 12.7 pontos e 8 ressaltos por jogo. Num projeto de “rebuild” como o dos Pistons, Wiseman tem mais espaço para crescer e desenvolver o seu potencial, longe de pressão de jogar num candidato. É um papel completamente diferente daquele que desempenhava com os Warriors, sendo que com apenas 22 anos, tem tudo para ser o futuro “dono” do jogo interior da formação de Detroit.

Wiseman destacou-se ainda no colégio por ser um jogador dominante e forte, com uma finalização tremenda junto ao cesto. Na chegada à NBA, o seu jogo defensivo não desenvolveu muito, sendo que o problema nos Golden State Warriors passou muito por aí. Grande parte das vezes em que Wiseman estava em campo, a equipa sofria mais pontos que na sua ausência.

Nesta temporada em Detroit, é esperado que Wiseman lute por um lugar na rotação dos Pistons com outra segunda escolha de draft que não correspondeu ao que era esperado, Marvin Bagley III. Com Jalen Duren a assumir a titularidade na posição de “center”, os dois jogadores terão de suar para provar qual deles será o primeiro a sair do banco para render o jovem de 19 anos. É uma temporada de “tudo ou nada” para ambos, sendo que um lugar fora da rotação poderá iniciar uma nova espiral negativa na carreira de cada um.

Qual é o objetivo dos Pistons para esta temporada? Com a chegada de Monty Williams e mais um talento para desenvolver em Ausar Thompson, está na hora da equipa começar a pensar em voos mais altos? Tudo na nossa análise sobre os Pistons 23/24.

Vasco Oliveira

Licenciado em Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

One thought on ““Ones to Watch 23/24” – James Wiseman

Deixe um comentário