NBA inspira-se e adopta tecnologia Hawk-Eye

A NBA costuma estar à frente, mas às vezes também precisa de seguir as outras. Sempre na procura de inovação, a liga norte-americana decidiu adotar a tecnologia Hawk-Eye a partir da temporada 2023-2024. Este sistema, usado principalmente no ténis, deve permitir melhorar a arbitragem.

Os fãs do ténis já estão muito familiarizados com esta ferramenta, que permite aos árbitros determinar se a bola estava fora de campo ou não. No basquetebol, esta ajuda por vídeo deve facilitar a vida dos árbitros em caso de falta, cesto ou saída.

A tecnologia Hawk-Eye deve poupar um tempo considerável em certas intervenções do árbitro, automatizando-as e, portanto, limitando os replays. Não há mais intervalos de cinco minutos durante os quais se olha à mesma repetição. As decisões devem ser mais precisas e rápidas.

A NBA não está sozinha em seguir a tendência. O futebol, entre outras modalidades, também está a começar aos poucos. A Premier League, por exemplo, integrou o sistema há alguns anos. Este também foi usado na Euro 2016 ou no último Mundial.

A liga também decidiu chamar uma empresa para criar estatísticas relacionadas a esta tecnologia. Uma novidade que deve satisfazer os amantes das análises.

Deixe uma resposta