Mavs protestam final de jogo em Atlanta
Os Dallas Mavericks entregaram um protesto formal ao Comissário da NBA Adam Silver, depois da polémica do último jogo contra os Hawks, em que nos segundos finais da partida os árbitros marcaram um “goaltending” ao jogador dos Mavs Finney Smith, aquando a tentativa de um desarme de lançamento. Após reverem as imagens, revogaram a decisão e entenderam que tinha sido uma “bad call” e que o desarme tinha sido regular.
Acontece que, logo após o desarme de Smith, John Collins, poste dos Atlanta Hawks, apanhou o ressalto ofensivo e concretizou um putback para colocar os Hawks com uma vantagem de 4 pontos, com menos de 10 segundos ainda para jogar. Os árbitros revogaram a primeira decisão, e por isso consideraram que o jogo prosseguiu e contaram os dois pontos de Collins.
Ora, no entendimento dos Mavericks, tal tratou-se de uma má aplicação dos critérios e regras do jogo. Ao considerar o desarme do defensor válido, não compreendem como é que a equipa de arbitragem não invalidou o posterior desenrolar do lance, uma vez que ao marcar o goal tend todos os jogadores se conformaram com o apito do “official”, e esse apito influenciou a reação dos proprios jogadores das duas equipas.
Dito isto, os Dallas Mavericks entegaram um pedido para que seja repetido o final da partida, mais concretamente os últimos 8.4 segundos do jogo, por forma a assegurar-se e repor a verdade desportiva.
Resta saber como acabará esta novela e o que é que a organização decidirá, se colherá os argumentos invocados pelos Mavs, ou se apenas aplicará uma mera advertência aos oficiais da partida para que haja uniformidade na apliação das leis do jogo, em casos tão complexos como este.
Segundo Tim Macmahon, da ESPN, os Dallas Mavericks remetem-se ao silêncio sobre o que se passou no último jogo, remetendo as suas declarações para um futuro próximo, após Adam Silver tomar a sua decisão relativamente ao caso.
Na parte final do vídeo, temos o lance que gerou toda a polémica.