Ja Morant, a mudança desta temporada
Ja Morant teve um bom regresso com os Memphis Grizzlies, que ganhou 4 dos primeiros 7 jogos. O regresso do base All-Star foi altamente esperado, especialmente pelos fãs dos Grizzlies, e tem alguns ajustes no seu jogo.
Depois de sair de temporadas com 27 e 26 pontos em média nas suas duas últimas temporadas completas, Morant segue por enquanto com “apenas” 20 pontos por jogo, com 45% no lançamento. O mais interessante é que Memphis não precisa de Ja Morant para assumir tudo ofensivamente de momento, mas aproveita o facto de que é muito melhor nas assistências. O antigo jogador de Murray State tem quase 10 assistências por jogo (a sua melhor média é de 8 por jogo em 2023), o que o coloca no top 3 desde o início da temporada.
Outra mudança que pode parecer surpreendente, mas também pode ser explicada pela necessidade de colocar o seu corpo menos em perigo, a quase total ausência de afundanços no seu jogo. Dos 86 cestos que tentou (em 6 jogos), Morant tentou apenas por uma vez afundar. Até falhou a tentativa… esta tendência pode mudar, sabemos que é uma componente importante do seu jogo e o seu lado espetacular, mas é interessante ver que Ja Morant é capaz de se adaptar e fazer o que for preciso para colocar Memphis de volta às vitórias.
A temporada ainda agora começou, mas há algo para ser otimista com os Grizzlies, apesar das lesões (incluindo de Marcus Smart) e da dura competição na Conferência Oeste.