Cronologia de uma noite triste na NBA

Antes da situação da noite de ontem, os responsáveis da NBA já tinham uma ideia de que o calendário da liga poderia ser afectado com o coronavírus (COVID-19), mas talvez não esperavam uma escalada tão rápida.

Durante a noite de ontem, numa fase inicial, a NBA anunciou a suspensão por tempo indeterminado dos jogos da Liga, depois um jogador dos Jazz ter acusado positivo pelo coronavírus. Esta notícia coincidiu com rumores a indicar que seria o poste All-Star Rudy Gobert, seria então o paciente zero da NBA.

O board of governors da liga já tinha chegado a acordo antes da Quarta-feira à noite, para a continuação dos jogos mas sem público. Mas o plano deixou de ser realista após este primeiro caso. Agora a NBA encontra-se parada com mais questões do que respostas.

O que aconteceu no jogo Jazz vs Thunder

Apenas momentos antes dos Jazz e Thunder iniciaram o jogo em Oklahoma City, o director médico dos Thunder Donnie Strack correu para o campo e falou com a equipa de arbitragem. De seguida, os árbitros chamaram os treinadores Quin Snyder e Billy Donovan para discutir o atraso que se estava a verificar, de seguida os treinadores voltaram para junto das suas equipas.

Cerca de 30 minutos depois, o speaker dos Thunder anuncia que o jogo seria adiado e que estavam todos bem.

Os Fans começaram a deixar o Chesapeake Energy Arena depois do anúncio, sem qualquer incidente. Imediatamente os funcionários do pavilhão começaram a proceder à limpeza dos bancos de suplentes.

Uma hora depois, surgiam noticias de que Gobert teria acusado positivo no teste. Alguns minutos depois, a NBA publica um comunicado de que a liga seria suspensa e indicava que iria determinar os próximos passos desta pandemia de coronavírus.

Os jogadores dos Jazz e Thunder foram mantidos nos balneários durante algumas horas. Os jogadores dos Jazz foram rastreados para o coronavírus no balneário. Os resultados ainda não são conhecidos ao momento. Os jogadores dos Thunder não terão sido rastreados nessa noite, apenas testes normais ao estado de saúde.

Os autocarros para os jogadores dos Jazz apenas saíram do pavihão de madrugada. Não foi claro se todos os jogadores estavam no autocarro e se iriam regressar todos juntos a Utah.

Qual o estado de saúde de Rudy Robert?

Gobert foi declarado como questionável (doença) para o jogo de quarta-feira. O poste dos Jazz parecia estável, e esperava jogar contra os Thunder.

Em vez disso, Gobert ficou fora de ação e nunca entrou na arena, embora estivesse em Oklahoma City. Os Jazz disseram em comunicado que um jogador (que não identificou o jogador como Gobert) “testou negativo para influenza e infecção respiratória superior e que um teste para o COVID-19 chegou positivo pouco antes do início da partida dos Jazz-Thunder”.

“Estamos a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades do estatais, Oklahoma, Utah e a NBA para determinar a melhor maneira de avançar à medida que juntamos mais informações”, dizia o comunicado. “O elemento está atualmente sob os cuidados das autoridades de saúde em Oklahoma City. Em coordenação com a NBA e as autoridades do estatais, forneceremos atualizações no momento apropriado”.

Gobert tem 27 anos e tem estado bem de saúde, o coronavírus não apresenta os mesmos riscos à saúde para todos os grupos de idade. Deverá conseguir recuperar a longo prazo, mas a principal preocupação é obviamente como o vírus se pode espalhar considerando que 34 jogadores diferentes dividiram o piso com Gobert desde sexta-feira.

Esta é a relaçaão de equipas que defrontaram os Jazz nos últimos 5 dias

Quais foram as decisões da NBA?

Para além do jogo Jazz-Thunder, a NBA anunciou que o Pelicans-Kings em Sacramento seria adiado devido a um dos árbitos, Courtney Kirkland, ter estado no jogo dos Jazz no início da semana.

Jogadores das equipas que defrontaram os Jazz nos últimos 10 dias (Cavaliers, Knicks, Celtics, Pistons e Raptors) foram informados para ficar em “self-quarantine”. Os Raptors entretanto anunciaram que a sua equipa estará 14 em vez de 10 dias.

Fora da NBA, também  a G-League suspendeu a época actual.

Até quando durará a suspensão da época?

Não é possível determinar por quanto tempo a NBA permanecerá em suspenso. Uma fonte disse a Tim Reynolds, da Associated Press, que a liga espera ser suspensa por pelo menos duas semanas, mas observou que o prazo é “muito fluido”.

Espera-se que a NBA defina os próximos passos, as equipas estarão em reunião com o board of governors esta quinta-feira, de acordo com Ramona Shelburne, da ESPN. Por enquanto, parece que os jogadores terão que encontrar algumas atividades não relacionadas com o basquetebol para preencher seus horários repentinamente vagos.



Aproveita o nosso bónus de 10€ grátis só pelo registo na ESCONLINE! Clica no Banner, faz o teu registo, e ganha 10€ imediatos!

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é renderimage.aspx



Deixe uma resposta