Como estaria Jordan na era de 2023
George Karl não treina na NBA há vários anos, mas isso não o impede de continuar a acompanhar a liga e a dar algumas opiniões. A última está a causar muita reação e faz o Hall of Fame parecer um pouco nostálgico demais para os anos 90. Num tweet, Karl falou sobre a mudança demasiado ofensiva da NBA nos últimos anos e os recordes ofensivos observados nas últimas semanas. Segundo ele, Michael Jordan teria feito melhor do que acomodar-se naquele momento. Teria dominado estatisticamente em proporções sem precedentes.
“Qualquer um que questione o estatuto de GOAT de Michael Jordan não percebe que na NBA moderna ele teria uma média de um triplo-duplo com 40 pontos por jogo.”
Quanto àqueles que responderam que MJ não era um lançador de 3 pontos excecional, George Karl disse:
“Se o lançamento de 3 pontos fosse tão importante naquela época quanto é agora, Michael teria se tornado muito forte no lançamento de 3 pontos e teria lançado 40 por cento.”
A forma como o basquetebol é jogado, arbitrado e defendido na NBA hoje explica em parte o boom ofensivo. Podemos imaginar que transportado para 2023, Michael Jordan causaria estragos aos defensores e poderia não estar longe dos 40 pontos e/ou média triplo-duplo. É preciso ter visto o Jordan a jogar para entender que mesmo que a afirmação de George Karl possa parecer maluca, é crível.
Michael Jordan teve média de 37 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências em 1986-87. Também registou 8 assistências e 8 ressaltos em média em 1988-1989, prova de que ele era capaz de não ficar tão longe da média do triplo-duplo…