Brooks “Em 1994, os Bulls não teriam vencido os Rockets mesmo com Jordan”
Sem a equipa com a liderança de Michael Jordan em 1994, os Houston Rockets aproveitaram e conseguiram vencer o seu primeiro campeonato contra os New York Knicks nas finais da NBA.
Mesmo com o regresso de Jordan no ano seguinte, isso não impediu a repetição de Houston como campeão, já que os Bulls foram eliminados na segunda ronda contra o Orlando Magic.
Ainda assim, continuam a surgir debates sobre uma possível disputa de finais entre o Rockets e o Bulls, principalmente em 1994, se Jordan não tivesse abandonado. Curiosamente, boa parte das opiniões está inclinada para que os Bulls venceriam a hipotética série.
Mas o técnico dos Washington Wizards, Scott Brooks, que jogou pelos Rockets em 1994, pensa o contrário. No podcast “Wizards Talk”, Brooks revelou que acredita que os Bulls não teriam resposta para o seu melhor jogador, Hakeem Olajuwon.
“Não teriam resposta para Olajuwon. É fácil para mim dizer isso agora, porque é tudo hipotético, mas acho que eles não nos teriam vencido em 94 ”, disse Scott Brooks no podcast Wizards Talk, via NBC Sports Washington.
“Agora, no próximo ano, poderia ter sido uma história diferente. Mas aquela equipa ’94, ‘Dream’, estava destinado. Ele estava mais que focado. Nunca vi um jogador parecido como ele naqueles últimos períodos, nem acho que tenha falhado um lançamento, muito menos cometido um erro no período quatro. Ele dominava em ambos os lados do campo.”
Alguns podem argumentar que os Bulls liderados por Jordan, hipoteticamente venceriam em 1994, mas é importante lembrar a fadiga mental e física da quarta corrida teria causado aos Bulls como um todo, ao contrário dos Rockets.
Mesmo assim, Olajuwon estava em todo o lado naquele ano. Na temporada regular, obteve uma média de 27,3 pontos, 11,9 ressaltos, 3,6 assistências e 3,7 desarmes de lançamento por jogo, com 52,8% de lançamento. Nos playoff, ‘The Dream’ obteve uma média de 28,9 pontos, 11,0 ressaltos, 4,3 assistências e 4,0 desarmes de lançamento por jogo, com 51,9% de lançamento contra Karl Malone, Charles Barkley e Patrick Ewing.
Os Rockets liderados por Olajuwon continuaram o seu domínio no segundo ano, mas não demorou muito para que Jordan e os Bulls recuperassem o trono.