Ball dominou a votação de Rookie do ano
O último prémio da temporada regular também já foi entregue. A NBA anunciou que LaMelo Ball foi o Rookie of the Year.
Ball, que marcou 15,7 pontos, 5,9 ressaltos, 6,1 assistências e 1,6 roubos de bola, foi finalista juntamente com Anthony Edwards e Tyrese Haliburton.
Edwards era chamado de outsider para o prémio, ao contrário de Ball, esteve disponível durante toda a temporada (72 jogos, 19,3 pontos, 4,7 ressaltos, 2,9 assistências). Ball, por outro lado, só jogou 51 jogos na temporada regular devido a uma fratura no pulso, nenhum dos três chegou aos playoffs com a sua equipa (o torneio de play-in foi o máximo para os Hornets).
A escolha nº 1 Edwards melhorou o desempenho ao longo da temporada, após o All-Star, alcançou média de 23,8 pontos e melhorou drasticamente as percentagens de lançamento. Haliburton (13 pontos, 5,3 assistências, 40,9 3FG), escolha na décima segunda posição no draft, tornou-se uma das grandes esperanças para o futuro em Sacramento ao lado de De’Aron Fox.
Ball, escolhido em terceiro lugar no draft, é o terceiro ROY mais jovem de todos os tempos, apenas LeBron James e Kevin Durant são mais jovens. Foi eleito o Rookie do Mês nos primeiros três meses da temporada, e antes da lesão, os Hornets subiam ao quarto lugar no Este.
“Ele claramente teve impacto nas nossas vitórias, mais do que eu esperava”, disse o técnico dos Hornets, James Borrego, em abril.