Antevisão: Durant volta a Oklahoma com novas cores na abertura da temporada

A temporada 2025-26 da NBA arranca esta madrugada! O primeiro jogo da nova época será em casa do campeão em título, como habitual, sendo que os Oklahoma City Thunder irão receber uns “transformados” Houston Rockets na abertura de uma época que promete ser agitada na conferência Oeste.

Antes da bola subir ao ar, será realizada a tradicional entrega dos anéis aos últimos campeões da NBA, com os Thunder a terem o seu último sabor de vitória antes do apito inicial para a nova temporada. A bola vai ao ar às 00h30 de Portugal Continental e este primeiro jogo promete toda a emoção de uma noite inaugural da melhor liga de basquetebol do mundo.

Os “novos” Houston Rockets

Os texanos chegam à temporada 2025-26 com um reforço de peso – Kevin Durant. O experiente ala, que tem no palmarés um troféu de MVP e dois de MVP das finais, irá estrear-se pela sua nova equipa na casa que o lançou no mundo da NBA. Durant não saiu a bem de Oklahoma e este fator irá certamente adicionar um “calor” ao jogo que poderá motivar o “Slim Reaper” a uma estreia memorável com as cores dos Rockets.

A turma de Houston terminou num merecido segundo lugar na temporada passada e vai certamente querer demonstrar perante os campeões que é uma forte candidata ao título, que vai fugindo desde 1995. Sob a liderança de Durant, Alperen Segun, Fred Vanvleet e um pragmático Amen Thompson em ascensão, espera-se uma exibição física e sólida de uma das melhores defesas do campeonato, que conseguiu ainda o regresso de Clint Capela às suas fileiras para consolidar o jogo interior.

Oklahoma entra para defender título

Os Thunder entram em campo não só com o título de campeões da NBA mas também com o de melhor defesa do campeonato na temporada transata, caso fossem necessárias provas que este vai ser um jogo de defesas. Sob a batuta de Shail Gilgeous-Alexander, espera-se logicamente uma exibição inspirada dos anfitriões que terão certamente uma enchente no seu pavilhão para celebrar o primeiro título da história e, quem sabe, a primeira vitória da nova temporada.

O MVP pode ter vida difícil perante Amen Thompson, mas não faltam ferramentas aos Thunder para fazer balançar a rede do aro adversário, desde o lançamento exterior de Jalen Williams ou Lu Dort à forte presença de Chet Holmgren ou Isaiah Hartenstein no perímetro, que devem protagonizar um promissor duelo no interior perante a dupla Sengun-Capela.

Antevisão do jogo

Os Thunder detêm um ligeiro favoritismo por todo o contexto deste jogo inaugural, que promete ser um espetáculo de puro basquetebol, com bons duelos no interior (ambas as equipas têm jogadores muito altos e possantes, especialmente os Houston Rockets). A eficiência defensiva, que é normalmente comum às duas equipas, será certamente uma peça-chave para definir o vencedor. A equipa da casa deverá apostar mais em transições rápidas e no “pick and roll” habitual de Shai para alcançar o cesto adversário, enquanto os Rockets vão tentar forçar os campeões a jogar num ritmo mais pautado, tentando ganhar vantagem também no ataque através da possível inspiração de Durant ou do domínio que poderão eventualmente conseguir no interior.

De notar que a equipa texana, apesar de ainda estar numa fase de “ajuste” à chegada de Durant, já demonstrou ter o sistema bem oleado, com quatro vitórias em quatro jogos de pré-temporada. Na defesa, a equipa irá certamente tentar evitar as penetrações adversárias e tentativas de chegada ao cesto, empurrando os Thunder para o jogo exterior, que também é uma arma forte dos atuais campeões.

Será certamente um espetáculo interessante para “adoçar a boca” aos fãs da NBA que verão uma nova temporada começar. A conferência Oeste promete ser, mais uma vez, o auge da competitividade na liga e um confronto entre dois dos principais favoritos é o cartaz perfeito para esta noite de abertura.

Vasco Oliveira

Licenciado em Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

Deixe um comentário