Análise: Estaremos prestes a ver um quádruplo-duplo novamente?

Cumprem-se no próximo dia 17 de fevereiro exatos 30 anos desde que a NBA viu o seu último quádruplo-duplo, até à data. Esta estatística, que só aconteceu quatro vezes na história da liga, foi ultimamente registada por David Robinson, com 34 pontos, 11 ressaltos, 10 assistências e 10 desarmes de lançamento. A pergunta é: Quanto tempo falta para termos o próximo?

Esta semana, Victor Wembanyama assinou um triplo-duplo com desarmes de lançamento (27 pontos, 14 ressaltos, 5 assistências e 10 “abafos”), ficando a 5 assistências de alcançar a histórica estatística. A exibição do rookie francês voltou a trazer o tema do quádruplo-duplo ao mundo da NBA, sendo ele próprio um dos jogadores mais prováveis a registar o quinto da história.

Outra das exibições que esteve muito perto foi a de Draymond Green em 2017, frente aos Memphis Grizzlies. O jogador anotou 10 ressaltos, 12 assistências e 10 roubos de bola, marcando apenas 4 pontos. Tim Duncan, Shaquille Oneal e Ron Artest são outros dos nomes que estiveram perto, mas não conseguiram alcançar o feito.

O “fator Wembanyama” vem mudar por completo a probabilidade e há quem diga que o gaulês será mesmo o próximo a alcançar a marca, no entanto, nomes como Luka Doncic, Nikola Jokic, o próprio Draymond Green, Anthony Davis, Giannis Antetokounmpo e até Chet Holmgren também seriam prováveis de registar o feito. “Wemby” tem a vantagem de ser um jogador extremamente versátil para a sua altura, algo que facilita tanto a distribuição de jogo, como a obtenção de desarmes de lançamento.

Porém, com 30 anos desde o último registo e com o tema a voltar à agenda, poderemos mesmo ter uma “corrida” pelo feito, algo que não seria de surpreender, dada também a facilidade que existe hoje em fazer stat padding (correr atrás de estatísticas propositadamente). Resta esperar para ver, mas é certo que não vamos ter de esperar mais três décadas para assistir a um quádruplo-duplo.

Até lá, pode recordar todos os quatro quádruplo-duplos da história da liga neste artigo:

Vasco Oliveira

Estudante de Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

Deixe um comentário