Análise 2024/25 – Milwaukee Bucks
Os Milwaukee Bucks terminaram a temporada passada no terceiro lugar da conferência Este, com um ‘record’ de 49 vitórias e 33 derrotas. A equipa foi eliminada dos playoffs pelos Indiana Pacers na primeira ronda, por 4-2.
Entradas: Tyler Smith, A.J Johnson, Gary Trent Jr, Jalen Lewis e Taurean Prince.
Saidas: Patrick Beverley, Jae Crowder, Malik Beasley, Thanasis Antetokounmpo, Danilo Gallinari e TyTy Washington Jr.
Rotação prevista:
- PG: Damian Lillard
- SG: Gary Trent Jr.
- SF: Khris Middelton
- PF: Giannis Antetokounmpo
- C: Brook Lopéz
- Banco: Delon Wright, Taurean Prince, Bobby Portis, AJ Green, Pat Connaughton, Tyler Smith e Liam Robbins.
- Treinador: Doc Rivers
Os Milwaukee Bucks aparentam estar na fase transcendente da sua forma dos últimos anos. A equipa já não se compara à que venceu o título em 2021, o sistema não mudou muito e não existe um projeto claro de rejuvenescimento do plantel (tem a média de idades mais alta da liga, 29.2). As perdas de Beverley, Jae Crowder e Malik Beasley podem ter afetado a rotação da equipa, mas os Bucks tiveram um verão discreto, contratando Gary Trent Jr, uma peça excelente que entra diretamente para o cinco inicial da equipa e Taurean Prince, que nos últimos anos se estabeleceu como um excelente ‘role player’ em equipas de playoffs.
As declarações recentes de Giannis Antetokounmpo, em que disse “se não vencer o título, posso ser trocado” dizem bastante do ambiente que se vive em Milwaukee. O grego continua a ser indiscutivelmente um dos melhores jogadores da NBA, mas um novo falhanço da equipa em conseguir voos mais altos poderia significar uma mudança radical no ‘franchise’ (e isso não iria certamente envolver uma troca do próprio Giannis). Porém, a responsabilidade volta a recair sobre os ombros do ‘Greek Freak’, que jogará certamente mais uma temporada de alto nível.
Mas a verdadeira incógnita será Damian Lillard. O base teve um período de adaptação inconsistente no início da temporada passada, conseguindo mais tarde equilibrar as suas prestações e demonstrar-se perfeitamente enquadrado no jogo da equipa. Um arranque forte de Lillard nesta época seria fulcral para colocar os Bucks noutro patamar e mostrar que podem fazer frente aos Celtics na luta pela conferência Este. O jogador de 33 anos teve uma das suas temporadas mais baixas a nível de pontos marcados, o que é compreensível face a presença de outra grande estrela na equipa, mas esperava-se um maior envolvimento na distribuição do jogo coletivo, algo que não aconteceu. Quanto a Khris Middleton, foi esta segunda-feira anunciado que falhará o primeiro jogo da temporada devido a lesão e ainda não é conhecido o tempo de paragem do jogador. A sua titularidade deve ser ocupada por Bobby Portis, que é também um dos membros mais importantes do plantel.
Os Bucks podem até entrar como ‘underdogs’ no Este. Com o domínio dos Celtics, a consolidação dos Knicks e a possível ascensão de Philadelphia com Paul George, os holofotes não estão muito virados para Milwaukee como estavam no início da temporada passada, algo que pode jogar a favor da equipa. Uma temporada regular consistente, com a oportunidade de demonstrarem um bom espírito competitivo no ‘In Season Tournament’ seria o ideal para os Bucks chegarem aos playoffs com a confiança necessária para revalidar o título de 2021. Caso contrário, as coisas ficariam complicadas para Doc Rivers, que seria obreiro de mais um falhanço com uma equipa de qualidade.
Pingback:Análise das 30 Equipas da NBA para 2024/25! - NBA PORTUGAL