A troca que pode tornar os Suns favoritos ao título
Matt Ishbia e os Phoenix Suns não perderam tempo mais uma vez. Após trazer Kevin Durant assim que chegou ao comando da organização, o novo dono da equipa tomou a decisão de demitir o técnico Monty Williams na sequência da eliminação na segunda ronda dos playoffs. O treinador, portanto, deixa o Arizona após quatro temporadas, um troféu COY e as finais da NBA disputadas em 2021.
É uma primeira mudança que chama outras em Phoenix. Ishbia construirá a sua organização escolhendo os seus elementos. James Jones, que defendeu Monty Williams, ainda está no cargo por enquanto, e a sua equipa. A equipa deverá ter muitas alterações.
A transferência de Durant, trocado por Mikal Bridges, Cam Johnson e escolhas de draft, restringiu a rotação e os Suns basicamente contaram com KD e um grande Devin Booker durante a sua campanha nos playoffs. Esta dupla é uma das mais talentosas e complementares da liga. Agora é preciso encontrar as peças ideais para envolvê-los. Chris Paul e Deandre Ayton são dois jogadores que provavelmente serão sacrificados neste verão para construir um elenco capaz de disputar o título em 2024.
E em especial Ayton, de 24 anos e primeira escolha do draft de 2018. O poste das Bahamas poderia, teoricamente, ser um apoio de peso para as duas estrelas da equipa. Mas a sua atitude tem sido questionada, e o jovem dá a impressão de que gostaria de jogar noutro lugar que não Phoenix.
A demissão de Williams, com quem tinha as suas diferenças, pode acabar por fazer com que mude de ideias. Mas a inconsistência do seu esforço, a sua linguagem corporal durante a competição sugere que os gestores ouvirão ofertas por Deandre Ayton. Especialmente porque muitas equipas podem estar interessadas. Uma transferência parece ser uma boa opção para todos.
Deandre Ayton troca os Phoenix Suns pelos Indiana Pacers
Suns recebem: Myles Turner, TJ McConnell.
Indiana Pacers recebem: Deandre Ayton.
No ano passado, um descontente Ayton assinou um contrato de 4 anos por um valor de 133 milhões com os Pacers. Mas os Suns aceitaram a oferta, apesar do então proprietário Robert Sarver estar relutante em pagar tanto dinheiro por um poste. Pode ser hora de reverter essa decisão, recuperando ativos.
Indiana extendeu Myles Turner (por cerca de 20 milhões anuais) durante a época e o jogador está ligado à equipa até 2025. Mas esta manobra teve, sem dúvida, o intuito de trocá-lo depois. A reconstrução começou nos Pacers e, por falta de uma oferta convincente, o front office manteve um dos seus melhores trunfos.
Turner, 27, não se encaixa na linha do tempo de Indianápolis. Ayton, por outro lado, formaria uma interessante peça em torno de Tyrese Haliburton e Bennedict Mathurin. Os três poderiam crescer juntos e, eventualmente, afirmar-se como uma das equipas do futuro no Este.
Para Phoenix, é essencial poder colocar as mãos num veterano experiente, mas ainda jovem, que está apenas a entrar no seu auge. Myles Turner não tem exatamente o mesmo perfil do atual poste dos Suns, mas é um jogador atlético, capaz de proteger o círculo (2,3 desarmes) e estender as linhas no ataque (18 pontos e 37% de três pontos). Seria um complemento ideal para Booker e Durant em ambos os lados do campo.
TJ McConnell vem da sua melhor temporada na NBA. Os Pacers gostam dele, mas já tem 31 anos e a organização tem em Andrew Nembhard um potencial reforço para Haliburton. O perfil de McConnell pode realmente atrair os Suns. Também é experiente, bom lançamento (44%), capaz de defender bem… é uma versão bem mais interessante de Cameron Payne, o base suplente que terminou no cinco nos últimos quatro jogos do playoff na ausência de Chris Paul.
O ex-jogador dos Philadelphia Sixers pode assumir o papel de comando da segunda unidade, com um lado enérgico que falta aos Suns, ou deslizar para o cinco principal se a equipa decidir colocar CP3 no banco ou trocá-lo sem conseguir outro base em troca (Fred VanVleet é alvo de Phoenix).
Os Suns perderiam um jovem com potencial realmente interessante, mas comportamento decepcionante para fortalecer a sua rotação com dois jogadores de qualidade. Os Pacers teriam ao seu lado um trio em torno do qual reconstruir. A troca não seria suficiente para Phoenix, obviamente adicionando alguns bons jogadores de banco e tomando uma decisão em torno de Paul. Mas a base com Durant, Booker e Turner pode ir longe.
Seria esta a troca que torna os Suns os favoritos?