A super equipa de LeBron James nos Cleveland Cavaliers

A troca realizada pelos Cleveland Cavaliers por James Harden diminui a janela para a equipa conquistar um título da NBA. A isto, junta-se a possível chegada de LeBron James à franquia que o escolheu em 2003.

O jogador de 41 anos de idade termina contrato com os Los Angeles Lakers este verão. Recebe cerca de 52.6 milhões de dólares na atual temporada, tornando-se agente livre irrestrito após a mesma. A ideia principal é que esta relação está desgastada e ambos os lados devem seguir caminhos diferentes. Com Luka Doncic para o presente e futuro, a prioridade da franquia da Califórnia é assegurar um novo contrato para Austin Reaves na offseason que se aproxima.

É aqui que entra o futuro de James. Na sua possível última temporada da carreira, ou pelo menos das últimas, o objetivo será conquistar o quinto anel de campeão. O regresso aos Cavs é uma das hipóteses mais claras, devido à afinidade entre ambas as partes. Mas existe um grande obstáculo, a folha salarial da franquia. Atualmente este valor ronda os 224 milhões de dólares, 54 milhões de dólares acima do que pode ser o limite na próxima temporada.

Isto força a certos cortes salariais que os responsáveis sinalizam realizar, como no caso da troca de De`Andre Hunter para os Sacramento Kings. Caso queiram realmente juntar James a Donovan Mitchell, Evan Mobley e Harden, vão ter de reformular o plantel. Para começar, Mitchell e Mobley muito dificilmente são trocados. Harden deve recusar a sua opção no valor de 42 milhões de dólares, dos quais apenas 13 são garantidos, e procurar um novo contrato com os Cavs.

Logo, os tais cortes salariais devem ser principalmente em jogadores como Jarrett Allen, Max Strus e Dennis Schroder (recebem 28 milhões de dólares, 16.7, 14.8, respetivamente, em 2026/27), contando com a recusa da franquia em prolongar o contrato de Lonzo Ball que custa dez milhões de dólares. Uma das soluções pode passar por uma sign-and-trade com os Lakers por LeBron envolvendo uma combinação entre Allen, Strus ou Schroder.

A partir daí, contratos como o de Dean Wade, Larry Nance Jr e Thomas Bryant (6.6 milhões de dólares, 2.3, 2.3, respetivamente) são expirantes e aliviam a folha salarial. A aposta ficaria em Jaylon Tyson e Tyrese Proctor (3.7 milhões de dólares, 2.2), garantidos na próxima temporada, e a escolha da equipa na permanência de Craig Porter Jr, a valer 2.4 milhões de dólares. Nae`Qwan Tomlin, atualmente num contrato two-way, tem tido boas performances e pode ganhar um contrato garantido num valor baixo.

Deste modo as contas alinham-se, com o núcleo de Harden, Mitchell, LeBron e Mobley. Jogadores como Sam Merrill, Tyson, Proctor, Porter Jr e Tomlin na rotação, algum que pode chegar via draft e outros nomes com vontade de entrar nesta equipa e lutar pelo título da NBA. Um cenário, embora improvável, é o de Draymond Green. O extremo de 35 anos de idade não se cansa de expressar a apreciação em LeBron e a sua saída dos Golden State Warriors nunca esteve tão próxima. Com os rumores da saída de Giannis Antetokounmpo dos Milwaukee Bucks, o nome de Green torna-se moeda de troca dos Warriors. O jogador posteriormente poderia concordar com uma rescisão e seguir para Cleveland.

Marco Torres

Adepto de desporto, NBA e dos Portland Trail Blazers. A estudar Ciências da Comunicação.

Deixe um comentário