Tecto salarial da NBA deverá baixar
Devido à pandemia de coronavírus e às tensões com a China, após um tweet pró-Hong Kong do ex-GM Daryl Morey dos Rockets na temporada passada, a NBA ficou muito aquém das expectativas do seu lucro. Isso pode ter um grande impacto no teto salarial.
Como noticiou a Associated Press , a liga perdeu a previsão de ganhos da temporada passada em 1,5 bilião de dólares. As razões apresentadas incluem o encerramento da temporada devido ao coronavírus, com o cancelamento de 171 jogos da temporada regular, os custos da bolha na Disney World e as tensões com a China .
Uma temporada regular encurtada também está em discussão para a próxima época, o que poderia ter efeitos adicionais sobre a receita esperada e, associada a ela, o teto salarial para a próxima temporada. Como refere Connor Letourneau, do San Francisco Chronicle , o teto salarial pode cair entre 3 milhões e 12 milhões de dólares.
Na temporada passada, o teto salarial era de 109 milhões, mas os cálculos da liga previam um aumento para cerca de 115 milhões em 2020/21. No entanto, esses cálculos foram baseados em números anteriores à crise atual. De acordo com o jornal, o teto para a próxima temporada poderá ser apenas entre 100 e 112 milhões de dólares, reduzindo assim o limite do luxury tax.
Isso, por sua vez, terá consequências nas equipes que nos seus planos têm um teto salarial crescente. Se o limite superior do salário realmente cair, algumas equipas poderão ficar com limitações para contratar.