Rúben Prey fora do EuroBasket 2025 por decisão da St. John’s
O jovem de 20 anos não irá acompanhar a seleção portuguesa no Eurobasket 2025, avança Mário Gomes, selecionador nacional.

Rúben Prey não integrará a equipa portuguesa na fase final da competição, decisão imposta pela sua universidade, St. John’s, nos Estados Unidos.
A confirmação foi dada por Mário Gomes, selecionador nacional, na conferência de imprensa realizada após a derrota de Portugal frente à Ucrânia, jogo que marcou o encerramento da fase de qualificação.
Prey, de 20 anos e 2,08 metros, deixou o clube catalão, Joventut Badalona, para continuar a sua carreira na NCAA com os Red Storm, da universidade St. John’s em Nova Iorque, onde se encontra desde então. No entanto, a possibilidade de representar Portugal novamente foi impedida pelos responsáveis da universidade.
“A universidade não autoriza o Rúben Prey a estar connosco na altura em que se disputa o Eurobasket”, lamentou o selecionador nacional, “a partir do momento em que as regras da NCAA foram alteradas, os jogadores como o Rúben Prey são tão profissionais nos Estados Unidos como os jogadores da NBA“.
Nos dois jogos em que o poste português se juntou à seleção na fase de qualificação, em fevereiro de 2024, obteve, em média, 8,5 pontos, 3 ressaltos e 1,5 roubos de bola por jogo, sendo o segundo jogo a primeira vitória de duas totais. Após 14 anos da última presença de Portugal num Europeu, poderia Prey ser a chave em falta para um troféu?