Os 10 melhores rookies da história

Victor Wembanyama está a ter uma temporada de estreia excepcional a nível individual, com uma produção/utilização quase nunca visto antes, um impacto muito forte em ambos os lados do campo e momentos que não deixam margem para dúvidas sobre o sucesso na sua carreira.

Listamos e classificamos os 10 jogadores que pensamos terem sido os rookies com melhor desempenho na sua primeira temporada, desde o início da liga.

10-Wes Unseld (Baltimore, 1968-1969)

Um rookie e MVP da temporada regular nem chegaria à nossa mente atualmente com o talento existente. Já em 1969, foi um feito incrível. Wes Unseld conseguiu e foi em parte o que nos levou a decidir a seu favor depois de hesitar com outros candidatos muito merecedores.

Unseld venceu mais vinte jogos com a sua equipa em Baltimore, após a sua chegada, apesar de ser essencial com as suas estatísticas ( 13,8 pontos, 18,2 ressaltos).

9- David Robinson ( San Antonio, 1989-1990 )

É certo que o almirante já tinha 24 anos e tinha tido alguns jogos contra seniores quando chegou à NBA, recuou alguns anos por causa do seu desejo de servir na marinha. Mas isso não tira nada a campanha de alto nível que realizou em 1989-1990.

All-Star, membro do 3rd All-NBA Team e do 2nd All Defense Team, Robinson rapidamente deixou uma marca, colocando os Spurs de volta no mapa. Levou San Antonio até a semifinal dos playoffs no Oeste, depois de ter varrido os Nuggets (3-0), perdendo em 7 partidas contra os Blazers, futuros finalistas.

Naquele ano, fez mais de 24 pontos, 12 ressaltos e quase 4 desarmes em média. Não tão diferente do que Victor Wembanyama está a alcançar na NBA hoje, mas sem os resultados coletivos positivos.

8-Michael Jordan (Chicago, 1984-1985)

O melhor jogador de todos os tempos começou a sua ascensão logo na sua estreia na liga. Um jogador extremamente atlético e incrivelmente rápido. As defesas sofreram com a média de 28 pontos, do jogador de 21 anos, mas também os 6 ressaltos e 6 assistências. Imediatamente All-Star, é claro, mas também sexto na votação para o MVP, além do troféu de ROY, apesar da competição (Hakeem Olajuwon, Charles Barkley).

Talvez ainda um pouco sozinho demais, tendo liderado imediatamente os Chicago Bulls aos playoffs (com registo negativo) para realmente ser considerado o melhor rookie da história. Jordan teve a sua fase de aprendizagem com alguns contratempos antes de realmente chegar ao topo. Mas uma vez no topo, nunca foi igualado.

7-Tim Duncan (San Antonio, 1997-1998)

Tim Duncan poderia ter sido escolhido como o primeiro se tivesse ido ao Draft em 1995. Mas dois anos depois, em 97, uma vez que o curso terminou, lançou-se na NBA. Provavelmente estava pronto antes, mas as suas quatro temporadas na universidade permitiram que adquirisse maturidade física e mental para dominar assim que entrou para os profissionais.

Charles Barkley até admitiu “Vi o futuro e tem o número 21” depois de enfrentar Duncan durante a sua temporada de estreia. Michael Jordan também o elogiou. Apesar de estar associado a um Hall of Fame como David Robinson, registou 21 pontos, 12 ressaltos e 2 desarmes por jogo. Impressionante. Os Spurs já eram quase favoritos no Oeste e falharam nas meias-finais da conferência contra os Jazz. Um ano depois, Timmy levou San Antonio ao seu primeiro título no segundo ano.

5-Larry Bird (Boston, 1979-1980)

Se bem nos lembramos que durante a temporada de estreia de Larry Legend foi rival de Magic Johnson, que acabou por ter a atenção ao ganhar imediatamente o título de campeão e sendo nomeado MVP das Finais, não esqueceria o quão fenomenal era Bird.

Depois de recuar um pouco na sua chegada à liga, Bird tomou a NBA de assalto com o seu talento imediatamente. A única coisa que terá perdido neste batismo excepcional, foi o título que Magic conseguiu. Durante a chegada de Larry, Boston foi imediatamente competitivo, já que os Celtics terminaram com o melhor registo da liga (61-21), graças aos 21,3 pontos de Bird, 10,4 ressaltos e 4,5 assistências, eleito Rookie do Ano.

Não era preciso muito para Boston enfrentar os Lakers nas finais da NBA, mas não foi logo, os Sixers de Julius Erving, Darryl Dawkins e Maurice Cheeks decidiram o contrário.

4 – Oscar Robertson (1960-1961)

O rei do triplo-duplo deu imediatamente o tom quando chegou à NBA com 30,5 pontos, 10,1 ressaltos e 9,7 assistências. Depois, fez a sua famosa temporada com uma média de triplo-duplo. “Big O” foi dos jogadores mais completos de basquetebol que passaram pela NBA.

Mesmo que os Cincinnati Royals, antecessores dos Sacramento Kings, não tenham ido aos playoffs naquele ano, ganharam mais 14 jogos do que na temporada anterior após a chegada de Robertson, de longe o melhor jogador. Ele estava pronto para a liga.

3-Magic Johnson (Los Angeles, 1979-1980)

Ao chegar a uma grande equipa, Magic Johnson não era realmente um rookie como os outros. E pode ter dificultado a classificação. Jogar ao lado de Kareem-Abdul-Jabbar (25 pts e 11 res), Jamaal Wilkes (20 pts) e especialmente Norm Nixon, que era então líder ( 17,6 pts e 7,8 ast), provavelmente impediu-o de colocar um pouco mais de pontos. Daí talvez uma campanha de rookie menos impressionante em termos de números (mas fazia algo como 18 pontos, 7,7 resstaltos e 7,3 assistências!).

Mas o que o penalizou estatisticamente, estar numa grande equipa, permitiu que mostrasse como ele era um rookie fora do comum e fazer o que poucos jogadores da NBA conseguiram fazer no seu primeiro ano, brilhar nas finais. E lá, surgiu quando mais contava.

2-Kareem Abdul-Jabbar (Milwaukee, 1969-1970)

O Kareem era na altura Lew Alcindor, mas que jogador incrível, já! Os Bucks estavam a sair de uma temporada medíocre quando o jovem de UCLA fez a sua aparição para impulsioná-los para uma temporada com mais 29 vitórias, onde venceram os Sixers de Billy Cunningham na 1ª ronda e falharam contra New York na final da divisão.

Naquele primeiro ano na NBA, aquele que se tornaria Kareem Abdul-Jabbar em 1971, fez 28,8 pontos, 14,5 ressaltos e 4,1 assistências, em média, preparando o cenário para uma segunda temporada ainda mais louca, com o título da NBA.

Difícil de fazer melhor do que o início da carreira de Kareem Abdul-Jabbar. Uma amostra do que seria uma das carreiras mais dominantes e produtivas da história da NBA.

1-Wilt Chamberlain (Filadélfia, 1959-1960)

Sim, a temporada de estreia de Wilt Chamberlain remonta a quase 65 anos. Um momento distante em que a concorrência era necessariamente menor. Mas o “The Stilt” reinou nesta temporada de 1959-60, pois nenhum jogador de primeiro ano fez semelhante. E ao contrário do que os fãs dizem, o monstro que era Chamberlain teria sido ainda mais improvável décadas depois, se tivesse beneficiado de técnicas de treino mais recentes.

37,6 pontos, é a quarta melhor marca de pontos, 3 são do próprio Chamberlain. Os 27 ressaltos estão próximos dos 27,2 que fez na temporada seguinte e à frente de seus 25,7 da terceira temporada. Os Philadelphia Warriors, sem surpresa, deram um grande salto do último lugar para as semifinais perdidas por 4-2 contra os Celtics.

Sem surpresa, também teve o troféu de MVP naquela temporada. A melhor temporada da história de um rookie.

Deixe um comentário