NBA considera redução de jogos

A NBA é para além de uma liga espetacular uma liga muito exigente em termos de calendário, com as equipas a fazerem 82 jogos por época, apenas na fase regular, e no espaço de apenas 5 meses.

Muitas críticas têm sido feitas no sentido de haver uma mudança, pois muitos jogadores são mais propensos a fadiga e a lesões por causa do calendário apertado.

Pois bem, agora parece que o tema está a ser levado em consideração. De acordo com a ESPN, os responsáveis da liga estão a considerar uma redução do calendário da fase regular para 58 jogos.

Uma eventual mudança não será feita da noite para o dia, e terá de ser acordada com a aprovação dos jogadores e proprietários das equipas, mas o facto de estar a ser tido em conta é um grande passo e prova da abertura de Adam Silver, o comissário da NBA.

Em Abril, Adam Silver falou aos repórteres “Aceito que uma época com 82 jogos na fase regular seja demasiado para os jogadores, se houver evidência científica por trás, e se assim for é algo que teremos de ter em conta”.

“Eu e os jogadores temos em comum a vontade de maximizar o interesse e a audiência da liga”. O formato que temos agora… Sou tradicionalista por um lado, mas por outro é um formato com 50 anos ou à volta disso, a apresentar uma época com 82 jogos, e não há nada de mágico nisso”. Disse Adam Silver.

Uma eventual redução iria melhorar a forma física de muitos jogadores na parte crucial da época, e depois nos play-offs, assim como reduzir o número de lesões de vários jogadores, melhorando assim os espetáculos de basket na liga.

Por outro lado, há a questão das audiências, pois menos jogos significaria na teoria menos espectadores a visualizar os jogos por esse Mundo fora, sendo a NBA uma das marcas mais globais do Mundo, e na prática iria reduzir o número de público nas arenas, não a média por jogo, mas o número total de adeptos nos jogos durante a época, se a redução for efectivamente para 58 jogos.

Para já, é uma hipótese ainda remota, mas que possivelmente será do agrado de muitos jogadores, por questões já referidas no artigo.

Pedro Ribeiro

Formado em Ciências da Comunicação, trabalhou como Jornalista e Assessor de Comunicação. Fã da NBA, participou em vários projetos sobre esta liga. Fundador do site www.nbaportugal.com https://twitter.com/pedrofmribeiro

Deixe uma resposta