Mock Draft 2024 NBA Portugal

O Draft 2024 começa já nesta madrugada (quarta para quinta) e tem início marcado para a 1h da manhã, hora portuguesa. Este é o primeiro ano em que o Draft se realizará em dois dias diferentes, onde a primeira ronda será nesta noite e a segunda durante a tarde/final do dia de amanhã (quinta).

A classe para este Draft de 2024 é uma das mais abertas dos últimos anos, onde não há um claro nº1 como nos últimos anos (Victor Wembanyama por exemplo) e é vista como uma classe sem grandes possíveis “estrelas” à partida. Neste Mock Draft, vamos tentar prever as 30 primeiras escolhas (1ª Ronda) deste draft, mas relembramos que isto é apenas uma opinião com análise aos jogadores possíveis de serem selecionados este ano, e não uma garantia do que vai acontecer. De seguida, vamos já para o Mock Draft.

  1. Atlanta Hawks – Zaccharie Risacher – PF/SF – França

Um extremo grande, com tiro exterior, bastante versátil nos dois lados do campo (ofensivo e defensivo), com experiência de EuroCup e campeonato francês, com Playoffs. Tem também grande margem de progressão, visto que tem apenas 19 anos de idade, já feitos este ano.

  1. Washington Wizards – Alex Sarr – PF/C – França

Um “big men” muito móvel, rápido e explosivo, com uma enorme capacidade de desarmar lançamentos. Forte no lado defensivo, tendo capacidade de defender várias posições (inclusive no perímetro) devido à sua mobilidade. Enorme potencial ofensivo, com algum tiro exterior e “ball-handling”. Também com 19 anos já feitos este ano.

  1. Houston Rockets – Reed Sheppard – SG – Kentucky

Um atirador de excelência, um dos melhores desta classe, sendo um dos jogadores mais eficientes do basquetebol universitário. Excelente atleta, apesar da sua altura. Precisa de melhorar a sua defesa, mas tem bastante potencial nesse aspeto. 20 anos acabados de fazer à dias.

  1. San Antonio Spurs – Stephon Castle – PG/SF – Connecticut

Um dos jogadores mais versáteis desta classe. Corpo de extremo, mas com grande capacidade de criação, podendo mesmo jogar na posição de primeiro base. Excelente defensor, mas precisa de melhorar o seu tiro exterior. Campeão Universitário com a UConn, por isso consegue trazer mentalidade ganhadora a um plantel jovem como o dos Spurs.

  1. Detroit Pistons – Matas Buzelis – PF/SF – G-League Ignite

Um extremo grande, explosivo e com bons instintos defensivos, especialmente na proteção do cesto. Já provou que consegue atirar bem do exterior, mas teve um ano inconsistente ao serviço de uma “má” equipa dos Ignite. Grande potencial para o futuro, sendo um jogador muito novo (19 anos).

  1. Charlotte Hornets – Dalton Knecht – SG/SF – Tennessee

Um dos melhores marcadores de pontos desta classe, um jogador já mais experiente (23 anos), que poderá contribuir de imediato num plantel jovem como o dos Hornets. Boas capacidades fisícas para melhor o seu jogo defensivo, visto que é um especialista no ataque, capaz de criar jogadas para si ou finalizar jogadas criadas pelos seus companheiros.

  1. Portland Trail Blazers – Cody Williams – SF – Colorado

Extremo bastante versátil nos dois lados do campo, irmão do Jalen Williams dos OKC. É um jogador com bastante potencial, que precisa de melhorar na consistência do seu tiro exterior, mas que tem um “upside” enorme para o futuro. Seria uma boa adição ao plantel jovem dos Blazers.

  1. San Antonio Spurs – Rob Dillingam – PG/SG – Kentucky

Possivelmente o melhor base marcador de pontos, nesta classe. Enorme dinâmica ofensiva, capaz de marcar pontos de qualquer maneira, mas também tem capacidade de criação para a equipa. Boa visão de jogo. Não é um bom defensor, devido ao seu tamanho, mas pode claramente melhorar neste aspeto, sobretudo jogando sobre as ordens de Popovich.

  1. Memphis Grizzlies – Donovan Clingan – C – Connecticut

Um excelente poste, muito grande e forte fisicamente, com uma excelente capacidade defensiva e de proteção de cesto. Bom ressaltador, capaz de criar impacto nos dois lados do jogo. Precisa de melhorar os seus lances livres, mas que pode encaixar perfeitamente com Jaren Jackson Jr na dupla de “jogadores grandes”.

  1. Utah Jazz – Nikola Topic – PG – Sérvia

Muito possivelmente o melhor “playmaker” deste Draft, um base moderno, grande e já com experiência de basquetebol profissional a nível europeu. Sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho que o vão afastar dos pavilhões durante algum tempo, mas esta é uma escolha a médio/longo prazo para os Jazz, que ainda procuram o seu “franchise PG”. Precisa de melhorar o seu tiro exterior, mas sendo um dos jogadores mais jovens (18 anos) tem enorme margem de progressão.

  1. Chicago Bulls – Ron Holland II – SF – G-League Ignite

Um dos melhores defensores deste Draft, que se conseguir melhorar o seu tiro exterior, torna-se num típico extremo “3 and D”. Jogador forte fisicamente, muito agressivo e capaz de defender múltiplas posições. Tem de melhorar na tomada de decisão, mas com apenas 18 anos, tem um enorme potencial na NBA.

  1. Oklahoma City Thunder – Tidjane Salaun – PF/SF – França

Os OKC Thunder parecem estar a querer melhorar o seu plantel via trocas, por isso, escolhem aqui um jogador para o futuro. Um jogador que ainda precisa de “crescer”, mas que parece ter todas as ferramentas para ser um “strech-four” ao mais alto nível. Forte fisicamente, com capacidade de tiro exterior. Com apenas 18 anos, é um dos mais promissores atletas desta classe.

  1. Sacramento Kings – Kel’el Ware – C – Indiana

Um poste bastante móvel e versátil, com boa capacidade de proteção do cesto. Mostrou também ter capacidade da linha de três pontos, o que se for consistente, tornará este jogador numa “arma” bastante perigosa. Pode complementar o jogo de Sabonis e possivelmente formarem uma boa dupla de “jogadores grandes”.

  1. Portland Trail Blazers – JaKobe Walter – SG/SF – Baylor

Um jogador bastante competitivo e dinâmico, com enorme potencial “3 and D”. Forte no ressalto ofensivo, devido à sua agressividade. Com uma enorme envergadura, pode acrescentar no aspeto defensivo a uma equipa dos Blazers que precisa de melhorar neste aspeto.

  1. Miami Heat – Devin Carter – PG – Providence

Um jogador à Miami Heat (e natural de Miami). Muito agressivo, o melhor ressaltador na sua posição, capaz de criar jogo para si e os seus colegas, com tiro exterior. Com 22 anos, é um base capaz de contribuir no imediato, mas sem uma enorme margem de progressão, ideal para competir numa equipa que pretende ganhar no curto prazo.

  1. Philadelphia 76ers – Tristan da Silva – SF/PF – Colorado

Um extremo mais experiente (23 anos), muito inteligente e capaz de fazer um pouco de tudo. Bom tiro exterior, capaz de ajudar na luta das tabelas, mas sem uma grande capacidade atlética. Tem alguma capacidade de passe para a sua posição, o que pode ser útil, juntamente com a sua capacidade de criar espaço para os seus colegas.

  1. LA Lakers – Jared McCain – PG – Duke

Um base forte defensivamente, com capacidade da linha dos três pontos. Dinâmico e bom ressaltador, pode ser o que os Lakers precisam. Russell pode estar de saída, Vincent tem risco de lesões e Hood-Schifino ainda não se conseguiu provar na NBA. Conseguem aqui um dos melhores bases defensores no perímetro deste Draft.

  1. Orlando Magic – Johnny Furphy – SF – Kansas

Um excelente atirador, mas que precisa de melhorar defensivamente. Um bom “fit” em Orlando, que precisa de tiro exterior e com jogadores no plantel para compensar as suas fraquezas defensivas. Jogador alto, com apenas 19 anos e com boa margem de progressão.

  1. Toronto Raptors – Isaiah Collier – PG – USC

Este é um base forte fisicamente, com excelente capacidade na criação de jogo e bastante explosivo no ataque ao cesto. Precisa de melhorar na tomada de decisão, mas com apenas 19 anos, tem um enorme potencial, o que o pode tornar o “franchise PG” que os Raptors procuram.

  1. Cleveland Cavaliers – Carlton “Bub” Carrington – PG – Pittsburgh

Um jogador que aumentou o seu “stock” no Draft Combine, onde mostrou ter tiro exterior e capacidade atlética, o que o tornou num dos maiores “risers” deste Draft. Com uma possível saída de Darius Garland, os Cavs selecionam aqui um base bastante jovem (19 anos) e com capacidade de progressão.

  1. New Orleans Pelicans – Yves Missi – C – Baylor

Um típico poste explosivo e atlético. Boa proteção de cesto e um excelente parceiro de “pick and roll”. Forte no ressalto nos dois lados do campo, pois é um jogador muito forte fisicamente. Vem assim ajudar uma posição em falta na equipa dos Pelicans.

  1. Phoenix Suns – Tyler Kolek – PG – Marquette

Um típico base organizador de jogo, um verdadeiro “PG”. É um dos melhores passadores desta classe, onde foi um dos jogadores com mais assistências no campeonato universitário. Já com 22 anos, traz experiência, o que pode fazê-lo contribuir no imediato numa equipa dos Suns, que está em “win now mode” e que precisa de um verdadeiro base no seu plantel.

  1. Milwaukee Bucks – Kyle Filipowski – PF/C – Duke

Um jogador grande para ajudar no “frontcourt” dos Bucks que precisa de reforços. É um jogador versátil ofensivamente, com tiro exterior mas que precisa de trabalhar na sua consistência. Pode vir a ganhar bastante ao trabalhar e aprender com Giannis Antetokounmpo e Brook Lopez. Com apenas 20 anos, tem margem de progressão e pode ser um dos “steals” deste Draft.

  1. New York Knicks – Ryan Dunn – SF – Virginia

Um dos melhores defensores, senão o melhor deste Draft, é precisamente um jogador “à Tom Thibodeau”. Capaz de defender diversas posições, mas que precisa de trabalhar o seu tiro exterior. Um especialista defensivo, para uma equipa bastante conhecida por esse aspeto de jogo.

  1. New York Knicks – Zach Edey – C – Purdue

Um típico poste forte fisicamente, excelente protetor de cesto com os seus 2.24m. Jogador experiente, com 22 anos e que pode contribuir no imediado, numa equipa dos Knicks que se debateu com muitas lesões na época passada e que não vai, muito provavalemente, conseguir renovar com Isaiah Hartenstein.

  1. Washington Wizards – Tyler Smith – PF – G-League Ignite

Este é um dos jogadores mais intrigantes deste Draft, onde tem tudo para ser um excelente “strech four” com capacidade de desarme de lançamento. Lançou bem dos três pontos na época passada, mas tem de trabalhar na sua consistência e no seu aspeto defensivo. Com 19 anos, tem potencial para se afirmar na NBA.

  1. Minnesota Timberwolves – Kyshawn George – SF – Miami

Um extremo grande, com tiro exterior mas sem uma grande capacidade atlética. Precisa de melhorar no aspeto defensivo e que melhor “sítio” para isso, nos Timberwolves que foram a melhor equipa defensiva na última época. Traz tiro exterior a uma equipa que precisa de melhorar nessa área.

  1. Denver Nuggets – DaRon Holmes – C/PF – Dayton

Um jogador interior para fazer os minutos de descanso de Jokic. Forte fisicamente, com capacidade de marcar pontos no pintado e que tem potencial no tiro exterior, mas que precisa de ser trabalhado. Corre o rumor de que o jogador recebeu uma promessa de escolha, e com as defeciências nesta posição por parte dos Nuggets (para além de Jokic claro), esta parece ser a equipa certa.

  1. Utah Jazz – Baylor Scheierman – SF/SG – Creighton

Um jogador de perímetro experiente, já com 23 anos de idade. Extremo bastante dinâmico ofensivamente, versátil e com um bom IQ basquetebolístico. Um jogador que pode jogar no imediato e ajudar qualquer equipa na marcação de pontos a vir do banco.

  1. Boston Celtics – Terrence Shannon Jr – SG/SF – Illinois

É um jogador de perímetro, muito explosivo e com experiência competitiva aos 23 anos. Não tem um enorme potencial, mas pode contribuir no imediato na marcação de pontos e até no ataque ao cesto, pois é forte nos lances livres. Melhorou o seu tiro exterior e por isso pode ser útil ao nível na NBA.

Deixe um comentário