Michael Olowokandi, o enigmático fracasso dos Clippers que rejeitou Jabbar
A lista de escolhas número 1 do Draft que não tiveram a carreira prevista é bastante extensa, LaRue Martin, Kent Benson, Pervis Ellison, Andrea Bargnani, Joe Smith, Anthony Bennett, e assim por diante… Michael Olowokandi, que completa 48 anos hoje, é um dos fracassos mais contundentes. Mas é totalmente culpa dele?
Os Clippers escolheram o nigeriano quando tinha apenas cinco anos de basquetebol, talentos como Paul Pierce, Dirk Nowitzki ou Vince Carter faziam parte desta classe de 1998. No entanto, é nele que os californianos tinham como objetivo de poste para a década.
Depois de uns bons primeiros meses (uma escolha All-NBA Rookie Second Team) e um início aceitável de carreira em LA, embora não estivesse à altura do talento anunciado, tudo foi mau para Olowokandi. Apesar da ajuda de Kareem Abdul-Jabbar, treinador-adjunto nomeado para o ajudar a progredir, estagnou e ressentiu-se das aulas particulares da lenda da NBA.
“Olowokandi é a descrição perfeita do jogador talentoso que é impossível de treinar. Quando apontei as repetidas falhas e erros do Sr. Olowokandi, ele tomou este desejo de ajudá-lo como insultos e constrangimento. Não aceitou ser criticado à frente dos companheiros de equipa”, disse Jabbar alguns anos depois.
Quando é difícil aceitar as recomendações de uma lenda do basquetebol, é difícil progredir. A saída para Minnesota no final do contrato marca o início do fim, aos 27 anos. As lesões estão associadas e o seu nível não subiu logicamente. Depois de uma participação muito modesta, mas honrosa na campanha de playoff dos Wolves até à final da conferência Oeste em 2004, gradualmente desapareceu do radar.
Olowokandi, afastou-se do cenário da imprensa optando por uma retirada longe de uma equipa da NBA, ao contrário de muitos dos seus companheiros. Difícil ser mais discreto que Michael Olowokandi, já que não aparece em nenhuma rede social importante e concede entrevistas à imprensa.