Jogo 3 das Finais, Denver impõe-se em Miami
Nunca dois companheiros de equipa conseguiram um triplo-duplo com pelo menos 30 pontos no mesmo jogo. Nem na temporada regular nem nos playoffs. Nikola Jokic (32 pontos, 21 ressaltos e 10 assistências) e Jamal Murray (34 pontos, 10 assistências, 10 ressaltos) conseguiram isto no jogo 3 das finais da NBA em Miami. Os dois jogadores carregaram os Nuggets e confirmaram que atualmente formam a dupla mais formidável da liga.
Nuggets @ Heat: 109-94 (2-1)
O desempenho do sérvio e do canadiano, o melhor em 7 anos juntos, é um dos segredos do sucesso da sua equipa. Denver construiu a sua vitória ao longo do tempo (5 pontos à frente no intervalo, 14 no final do 3º) contando com um domínio claro nos ressaltos (58-33), percentagem de lançamentos e estão a duas vitórias de distância do título.
– Christian Braun não se impressiona com o que está em jogo e já o vimos um pouco mais neste jogo 3. O rookie dos Nuggets saiu do banco, (15 pontos em 19 minutos a 7/8) e confirmou a boa impressão deixada desde o regresso à rotação. Se Bruce Brown sair, pode reivindicar um salário muito maior no verão, Denver poderá usá-lo ainda mais.
– A falta de acerto dos Heat perto do círculo e na meia distância foi notória: 23/57 em dois pontos. Jimmy Butler (28 pts) e Bam Adebayo (22 pts, 17 ress) deram o seu melhor, mas, pela primeira vez, o elenco de apoio não foi bom. No geral, Gabe Vincent, Max Strus, Caleb Martin e Kevin Love acertaram em 09/31. Insuficiente.
– Nikola Jokic é o 7º jogador na história da NBA a ter dois triplos-duplos na mesma série das finais. Magic Johnson e LeBron James fizeram isto em três finais diferentes. Draymond Green Wilt Chamberlain, Larry Bird e Jimmy Butler estão numa série de finais.
Jokic assinou o seu 10º triplo-duplo nestes playoffs, para dar continuidade a uma campanha que, se for até ao fim, será uma das mais loucas de sempre estatisticamente por um jogador campeão. O duplo MVP segura o choque fisicamente e jogou 44 minutos, sem se incomodar nem um pouco com a oposição.
– Momento para Udonis Haslem, ainda que o jogador só se vai lembrar da derrota em casa. O veterano da liga tornou-se no jogador mais velho da história da NBA a disputar uma final, aos 43 anos (comemora na sexta-feira). Quebrou o recorde de Kareem Abdul-Jabbar, que disputou a sua última partida nas finais aos 42 anos e 58 dias em 1989. Haslem jogou os últimos 30 segundos da partida quando Erik Spoelstra lançou os últimos do banco.