Equipas da NBA Consideram Criar Liga Europeia!

Donos de equipas da NBA consideram criar liga europeia e irão discutir a proposta esta semana.

Os proprietários das equipas da NBA estão a ponderar o lançamento de uma liga profissional de basquetebol na Europa, com a proposta a ser discutida durante esta semana em reuniões marcadas em Nova Iorque. De acordo com a informação avançada pelo portal Sportico, a liga seria composta por oito a dez franquias e tem como objetivo expandir a presença do basquetebol no continente europeu, bem como capitalizar sobre a crescente popularidade do desporto na região.

A NBA estima que o mercado de basquetebol na Europa e no Oriente Médio poderá gerar até 3 mil milhões de dólares (cerca de 2,75 mil milhões de euros) em receitas anuais. Franquias em cidades como Londres e Paris poderiam ser avaliadas em, pelo menos, 500 milhões de dólares (aproximadamente 460 milhões de euros), segundo a mesma fonte.

O modelo de propriedade da liga seguiria um sistema semelhante ao utilizado na WNBA até 2022, em que a NBA deterá 50% da participação accionista de cada equipa, enquanto a outra metade seria adquirida por investidores externos. Esses investidores poderão incluir fundos soberanos, capitais privados, investidores individuais ou mesmo clubes de basquetebol europeus já existentes.

Adicionalmente, a liga europeia da NBA poderá operar sob um modelo “semi-aberto”, permitindo a participação de equipas de topo da EuroLeague em temporadas subsequentes. Equipas como o FC Bayern Munique, da Alemanha, ou o Real Madrid, de Espanha, são apontadas como potenciais candidatas a integrar o projecto.

A discussão sobre a criação da liga europeia está agendada para esta semana, durante as reuniões dos proprietários em Nova Iorque.

Tomás Boavista

Estudante Universitário | Software Developper | Orlando Magic Fan

Deixe um comentário