Conferência Oeste – Resumo da época regular 2018/2019

Depois de 82 jogos realizados durante a época regular 2018/2019, estão encontrados as 8 equipas que irão seguir para a próxima fase da competição, os Playoffs da NBA.

Os 8 primeiros classificados

A especulação para esta época era imensa com muitos candidatos para poucos lugares de acesso ao Playoff. O topo da Conferência Oeste parecia estar reservada aos Golden State Warriors e sem surpresa acabaram mesmo no 1º lugar da liga com um registo de 57-25

Uma das surpresas mais agradáveis desta época surge em 2º lugar do Oeste, os Denver Nuggets que acabaram com um registo impressionante de 54-28 e, contra todas as expetativas, conseguiram realizar uma excelente época e garantir uma grande posição para o Playoff.

Os Portland Trail Blazers voltaram a realizar uma grande época terminando na 3ª posição com um registo de 53-29, o mesmo registo dos Houston Rockets que ficaram na 4ª posição. Também os Utah Jazz conseguiram na segunda metade da época estabelecer o seu jogo e acabaram na 5ª posição com um registo de 50-32 e logo atrás os Oklahoma City Thunder com um registo de 49-33.

Havia muita expetativa sobre o papel dos San Antonio Spurs nesta época, visto terem perdido as suas principais referências, como Manu Ginobili, Tony Parker e ainda Kawhi Leonard, a juntar a isto a lesão de Murray colocou a equipa orientada por Popovich numa posição em que seria difícil chegarem aos Playoffs, no entanto mais uma vez, os Spurs surpreenderam tudo e todos e acabaram na 7ª posição com um registo de 48-34.

O último lugar de acesso ao Playoff ficou reservado aos Los Angeles Clippers que foram uma das maiores surpresas de toda a liga. A equipa dos Clippers partiu para esta época como uma das equipas que iria ter mais dificuldade em vencer jogos, nunca foram colocados como favoritos a chegarem ao Playoff, trocaram jogadores importantes, mas Doc Rivers orientou o conjuntou dos Clippers para uma excelente época, o que valeu o acesso ao Playoff e um registo de 48-34.

Fundo da tabela

Apresentados os 8 primeiros classificados do Oeste, ainda há muito para falar sobre as restantes equipas para as quais a época já terminou. Desde logo os Los Angeles Lakers ficaram fora dos lugares de Playoff numa época em que a organização apostou tudo com a chegada de LeBron James, no entanto foram vários os problemas com os quais os Lakers se debateram durante a época, muitas polémicas e lesões que fizeram a equipa acabar na 10 posição com um registo de 37-45.

Apesar de não terem chegado aos Playoffs, os Sacramento Kings ocuparam um lugar nos 8 primeiros classificados durante uma boa parte da época mas o jovem conjunto de Sacramento não conseguiu aguentar a “pressão” e acabou por não alcançar o acesso ao Playoff, no entanto esta equipa realizou uma grande época e com um conjunto jovem e com muita qualidade, prevê-se um futuro brilhante para os “Kings”, que acabaram na 9ª posição com um registo de 39-43.

Esperava-se uma época difícil para algumas das equipas que iremos abordar agora e veio a confirmar-se a época desastrosa de alguns conjuntos como os Memphis Grizzlies (33-49), que até começaram bem a época mas depois caíram demasiado, os Phoenix Suns voltaram a ser os últimos classificados com um registo de 19-63, os Pelicans viram-se envolvidos em várias polémicas em torno de Anthony Davis e a equipa desde cedo ficou condenada aos últimos lugares (33-49) e também os Dallas Mavericks decidiram apostar na próxima época visto que não apresentavam argumentos pra conseguirem chegar aos Playoffs e terminaram com um registo de 33-49. Os Minnesota Timberwolves eram colocados na zona de Playoff por alguns especialistas mas a equipa demonstrou ser curta e ainda sem experiência para lutar com consistência por um lugar na próxima fase da época e terminaram na 11ª posição com um registo de 36-46.

Pedro Ribeiro

Formado em Ciências da Comunicação, trabalhou como Jornalista e Assessor de Comunicação. Fã da NBA, participou em vários projetos sobre esta liga. Fundador do site www.nbaportugal.com https://twitter.com/pedrofmribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *