Brunson lidera a corrida para o Clutch Player of the Year?
Jalen Brunson está a dominar os momentos decisivos nesta temporada da NBA, consolidando-se como um dos principais candidatos ao Prémio Clutch Player do Ano. Com 115 pontos em momentos de jogo decisivos, ele lidera os Knicks a uma impressionante taxa de vitórias nos momentos “clutch”.

Quando o jogo está no seu clímax, é Jalen Brunson quem se levanta para brilhar. A estrela dos New York Knicks continuou a sua impressionante série de performances no último jogo, uma vitória de 110-105 sobre os Philadelphia 76ers, onde anotou 12 dos últimos 15 pontos da sua equipa. Com esta exibição, Brunson levou os Sixers à sua nona derrota consecutiva e, ao mesmo tempo, reforçou a sua candidatura ao título de “Jogador Mais Clutch do Ano”, um prémio que homenageia os atletas que se destacam nos momentos mais tensos do jogo.
Com 115 pontos anotados nos últimos momentos das partidas nesta temporada, Brunson ocupa o terceiro lugar no ranking geral de pontos “clutch”, atrás apenas de Trae Young e Tyrese Maxey. No entanto, ao contrário dos seus concorrentes, que compartilham a responsabilidade nos minutos finais com outros colegas de equipa, Brunson é, sem dúvida, o principal responsável pelas vitórias nos momentos decisivos. Os Knicks têm um registo de 14-7 em jogos de “clutch time” e Brunson representa 46,7% de toda a produção ofensiva da equipa nesses momentos, o que é um feito impressionante.
Depois dos Knicks terem perdido uma vantagem de 19 pontos e os 76ers terem assumido a liderança por 97-96, foi Brunson quem assumiu o controlo. Incluindo um lance livre crucial e um triplo decisivo contra Tyrese Maxey, que garantiu a vitória da equipa.
Enquanto outros jogadores como Stephen Curry, Kevin Durant, Jayson Tatum e Nikola Jokic têm excelentes números no “clutch time”, Brunson tem mostrado ser, de longe, o mais determinante nos momentos finais, com uma eficácia impressionante. A sua capacidade de assumir a responsabilidade, mesmo com o jogo em aberto, coloca-o como o jogador mais valioso da NBA quando a pressão está ao máximo.
Se os votos para o Clutch Player Of The Year fossem decididos hoje, não haveria dúvida de que Jalen Brunson seria um sério candidato a vencer.
LADO B DO JOGO – Euroliga em expansão!

Na sua mais recente entrevista ao Missmatch Podcast, o CEO da Euroliga, Paulius Motiejunas, revelou que o Valencia Basket está a caminho de um futuro promissor na principal competição continental de basquetebol. Neste sentido, Motiejunas confirmou também a ambição de ampliar a Euroliga para 20 equipas.
Com a expansão da Euroliga para 20 equipas, surgem inevitavelmente questões sobre o equilíbrio competitivo e a sustentabilidade da liga. Será que a inclusão de mais clubes poderá enfraquecer o nível geral de competitividade? Ou, pelo contrário, abrirá novas oportunidades para o crescimento do basquetebol europeu? O futuro da Euroliga pode estar prestes a mudar, e será interessante ver como essas novas dinâmicas irão impactar a qualidade do jogo e o próprio modelo da competição.
– Tomás Boavista