Apreciem Russell Westbrook

Russell Westbrook é um dos jogadores mais criticados da NBA, o seu jeito um tanto energético de jogar e por muitas vezes exagerado na quantidade de lançamentos, consequentemente renderam enormes críticas a ele nos últimos anos, chegando a não estar entre o top 10 da liga sob o olhar de alguns analistas, no entanto é preciso olhar para o seu jogo, para os seus números, e entender este jogador.

Um dos motivos especulados em relação à saída de Kevin Durant dos Thunder, foi que o ala não gostava de jogar ao lado de Russell, em alguns jogos de playoffs Westbrook tomava decisões completamente precipitadas, deixando Durant com menos bola e com poucas decisoes no final dos jogos. Na temporada 2015/16, final da Conferência Oeste, no jogo entre os Golden State Warriors x Oklahoma City Thunder, os Warriors tinham vencido 73 jogos na temporada regular, quebrando o recorde dos Bulls de 95-96, os Thunder conseguiram chegar a liderar a série por 3 a 1, e incrivelmente sofreu a virada. A derrota de Oklahoma caiu muito nas costas de Westbrook, e muito menos na de Durant, mas se formos olhar os números, o ala também não foi muito bem nos últimos 3 jogos em que OKC perdeu.

Vejam:

Kevin Durant, jogos 5-7 vs Warriors:

32 PPJ/ 7 RPJ/ 3.3 APJ/ FG% .395/ 3P% .269

Russell Westbrook, jogos 5-7 vs Warriors:

26 PPJ/ 7.6 RPJ/ 10.6 APJ/ FG% .368/ 3P% .263

 

Isso apenas mostra que tanto Westbrook quanto Durant, não tiveram performances adequadas aos seus respectivos padrões, ou seja, culpem os dois, ou melhor, culpem a equipa.

Na temporada seguinte (2016/17), sem Kevin Durant na equipa, Westbrook teve uma temporada histórica, liderou os Thunder à sexta colocação na Conferência Oeste (47-35), ganhou o prêmio de MVP, foi selecionado ao All-NBA First Team, liderou a liga em pontos por jogo, além de mais especialmente ser o segundo jogador na história a conseguir ter uma média de triplo-duplo na história (31/10/10, pontos, ressaltos e assistências, respectivamente), também quebrando o recorde de Oscar Robertson, ao ter 42 triplos-duplos numa só temporada!

 

 

Na última temporada, com as vindas de Paul George e Melo, as expectativas do Thunder subiram, entretanto elas não foram alcançadas e a equipa venceu apenas um jogo a mais do que em 2016-17, ficando em 4º na Conferência Oeste e consequentemente enfrentou o Utah Jazz na primeira eliminatoria dos playoffs, os Jazz eliminaram os Thunder em 6 jogos, – com destaque na performance de Westbrook no jogo 5, onde teve 45 pontos, 15 ressaltos e 7 assistências, juntando-se a LeBron James e Wilt Chamberlain como os únicos jogadores a terem pelo menos 45/15/5 num jogo de playoffs – no último jogo da série, em Utah, o armador teve 46 pontos (em 43 lançamentos, é verdade), 10 ressaltose 5 assistências, enquanto Paul George e Carmelo combinaram para apenas 12 pontos, ainda assim, muita gente o culpou pelo fracasso do Thunder na pós-temporada.

 

 

 

Westbrook com certeza possui vários defeitos como jogador, sua seleção de lançamentos é ruim, ele simplesmente joga euforicamente todos os minutos, apesar de ser considerada uma de suas virtudes, também é um dos seus defeitos, Russ deveria diminuir a velocidade, jogar com mais calma e tomar melhores decisões em certos momentos, assim acredito que ele se tornaria um jogador ainda melhor dessa forma. Mas a quem o critica, a quem o acha ruim, apenas apreciem Russell Westbrook enquanto ainda há tempo, ele acaba de passar por uma cirurgia no joelho e alguém como ele que depende tanto do físico talvez sofra muito com isso, não sabemos quanto tempo mais teremos com ele correndo a mil por hora, assistam seu auge agora, ao vivo, para depois não precisarem de pesquisar os seus highlights e perceberem o grande erro que cometeram, ao não aproveitarem um talento desses, enquanto puderam, apreciem!

Este texto foi elaborado por Pedro Mate, administrador da página Small Ball Brasil no Twitter! Sigam mais esta plataforma de grande qualidade dedicada à NBA!

One thought on “Apreciem Russell Westbrook

  • Setembro 25, 2018 at 9:16 pm
    Permalink

    MUITO BOM! SENSACIONAL

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *