A confiança no “Processo” acabou
“Trust The Process” infelizmente parece ter os seus dias contados…
Uma das maiores narrativas da NBA dos últimos anos, o processo de reconstrução dos Philadelphia 76ers, que ficou marcado pela escolha de Joel Embiid no Draft de 2014, no 3º lugar. Embiid virou a bandeira da reconstrução e o icónico “Trust The Process” nasceu.
Joel não jogou as 2 primeiras épocas por lesão e por isso em 2016 os 76ers adquiriram Ben Simmons e Markelle Fultz em 2017 nos respectivos drafts,ambos como primeiras escolhas e parecia que se estava a formar uma real potência em Filadélfia.
BOM COMEÇO
Na época de 2017-2018, pela primeira vez com o trio de promessas em campo, os 76ers voltaram aos playoffs novamente ao fim de 6 anos.
Com uma prestação de 52-30 na época regular da NBA, 3º da conferência este, e uma eliminação nas semifinais dos playoffs, ficou a sensação de que o futuro era promissor e que os 76ers seriam os favoritos mais tarde ou mais cedo.
A época seguinte, 2018-2019, em retrospectiva, talvez tenha o mais próximo de um anel que o “Process” chegou, com a vinda de Tobias Harris e Jimmy Butler os 76ers mantiveram o mesmo recorde da época regular mas tinham uma equipa com maior profundidade para os playoffs.
Mas as reais possibilidades de anel morreram num dos arremessos mais icónicos da história da NBA, o buzzer beater de Kawhi Leonard eliminou os Sixers, que caíram novamente nas semifinais e começaram as primeiras críticas a Joel Embiid, a cena dele a chorar após eliminação rodou o mundo e ficou a opinião para algumas pessoas que ele não tinha o que era preciso.
FRACASSOS
As 2 épocas seguintes(2019-20, 2020-21) foram o início do fim, com decisões polémicas como a saída de Jimmy Butler os Sixers viram-se varridos no primeiro round dos playoffs pelos Celtics e na época seguinte o mediático fiasco contra os Hawks, eternizado pelo falhanço de Ben Simmons no jogo 7 que culminou com a saída do mesmo da equipa.
O experimento de Joel Embiid e James Harden também não deu frutos com eliminações categóricas para os Heat de Jimmy Butler e os Celtics(novamente) nos playoffs.
O FIM
A época 2024-2025 foi uma nova esperança para os fãs de Filadélfia, na offseason a aquisição de Paul George foi uma movimentação que prometia bastante, principalmente pela criação de um “Big Three” com Joel Embiid e Tyrese Maxey.
Mas a realidade não poderia ser mais diferente, os 76ers encontram-se em penúltimo na conferência este, com um registo de 3-13, um fracasso desportivo envolvido em polémicas, recentemente surgiu a notícia que Tyrese Maxey cobrou atitude a Joel Embiid e o próprio Paul George no seu podcast já comentou as polémicas e adicionou novas camadas.
Sem mudanças a época parece fadada ao fracasso, e o inevitável é a saída de Joel Embiid, e poderíamos marcar a sua saída como o fim do “Process”, que infelizmente fracassou.