As maiores “Desilusões” do início de época 2018/2019!

Agora que a maior parte da equipa já realizou 20 jogos, ou mais, decidimos olhar para os registos das equipas e sugerir quais estão a ser as maiores “desilusões” neste arranque de temporada. Escolhemos 3 equipas da Conferência Este e 3 equipas da Conferência Oeste.

 

 

Conferência Este

 

1 – Washington Wizards

 

 

A equipa dos Wizards apresentou-se nesta época com tudo para estar nos lugares de topo da Conferência Este. Com as estrelas, e os jogadores base, a manterem-se na equipa, e com a chegada de jogadores como Dwight Howard, Jeff Green e Austin Rivers, era esperado que esta equipa estivesse nos primeiros lugares da Conferência. No entanto nada disto previa o péssimo arranque da equipa, chegando mesmo a existir várias polémicas entre o treinador e John Wall e com rumores de transferências das estrelas da equipa, o que de resto é normal quando uma equipa não vence. Apesar do péssimo arranque nos primeiros 10 jogos, os Wizards começaram a recuperar nos últimos jogos, e neste momento estão na 9ª posição com um registo negativo de 8 vitórias contra 12 derrotas.

 

 

 

 

2 – Boston Celtics

 

Será que podemos considerar uma desilusão quando falamos de uma equipa que apresenta um registo positivo de 11 vitórias e 10 derrotas? Sim podemos. As expectativas para os Boston Celtics nesta época eram as mais elevadas, esperava-se que os Celtics fizessem uma grande época, agora que a equipa está praticamente toda recuperada, com o regresso de Irving e Hayward e depois do ano passada terem feito uma época passada cheia de sucesso.
A verdade é que, apesar do registo positivo, as exibições não têm sido convincentes, o ritmo da equipa está muito abaixo do esperado, e quando falamos dos favoritos a vencerem a Conferência Este não esperamos ver uma equipa com tantas dificuldades. Neste momento os Celtics ocupam a 6ª posição da Conferência Oeste.

 

 

 

 

 

 

3 – Cleveland Cavaliers

 

 

Os Cleveland Cavaliers são os últimos classificados da Conferência Este com um registo péssimo de 4 vitória contra 15 derrotas. Falámos de uma equipa que esteve presente na grande final da época passada, onde foram “varridos” frente aos Warriors, mas esta época o cenário seria desde logo diferente pela saída do seu principal, e mais influente jogador, o “King James”.
Será que a saída de LeBron James é suficiente para explicar este início péssimo dos Cavaliers? Não, apesar de ser um factor decisivo e que colocaria em causa a presença dos Cavs nos Playoffs, a verdade é que a equipa manteve jogadores com bastante qualidade e apresentava todos os argumentos por estarem na luta dos Playoffs.
Com o desenrolar dos primeiros jogos surgiram também os primeiros problemas, com Kevin Love a ficar lesionado, e com vários jogadores a quererem sair do plantel, como é o caso de J.R. Smith e Kyle Korver.
Esta será uma época para esquecer, com os últimos lugares da liga destinados aos Cavaliers, sem esquecer de que falamos da equipa que esteve presente nas finais da época passada.

 

 

 

 

 

 

Conferência Oeste

 

 

1 – Houston Rockets

 

 

Os Houston Rockets foram a equipa que venceu a época regular da temporada passada. Os Rockets estiveram presentes nas finais da Conferência Oeste e levaram os Warriors até ao jogo 4, onde saíram como vencidos mas todos ficamos com a impressão de que os Rockets estiveram muito perto de alcançar a grande final da NBA. A equipa não mexeu na sua base, manteve Capela, Harden e Chris Paul, ainda conseguiu assinar com Carmelo Anthony, e esperava-se que, no mínimo a equipa estivesse nos primeiros lugares do Oeste.
Olhamos para a classificação e vemos os Rockets na 13ª  posição da Conferência Oeste, com um registo de apenas 9 vitórias contra 10 derrotas.

 

 

 

 

 

2 – Utah Jazz

 

 

A equipa de Utah era colocada, entre várias projeções que saíram antes do início de época, como uma equipa de top 5 da Conferência Oeste, no entanto neste momento estamos a falar da equipa que ocupa a penúltima posição da Conferência com um registo 9 vitórias contra 12 derrotas.
A época passada foi excelente para os Utah Jazz, a equipa optou por manter a sua base, não fez mudanças relevantes na sua estrutura, e partiram para a época praticamente com o mesmo plantel.
Alguns consideraram a equipa curta, outros achavam que continuaram nos primeiros lugares da Conferência Oeste, no entanto, com os Lakers, os Denver e os Clippers a surpreenderem e a tomarem posição para voltarem aos Playoffs, os Utah estão em sérios riscos de ficarem de fora da próxima fase da competição.

 

 

 

 

 

3 – Phoenix Suns

 

 

 

Quando falamos dos Phoenix Suns falamos da equipa que nas últimas 2 épocas terminou na última posição da Conferência Este, e na época passada foi mesmo a última de toda a liga da NBA com um péssimo registo de 21 vitórias contra 61 derrotas. Então porque consideramos que os Phoenix Suns estão a ser uma desilusão se já o foram nas época passadas?
Os Phoenix Suns começaram esta época com todos os motivos para acreditarem numa temporada positiva. Começaram por contratar Igor Kokoshov como treinador da equipa, escolheram na primeira escolha de Draft Deandre Ayton, um jogador muito promissor e com imenso talento que encaixa na equipa, e ainda conseguiram trazer maturidade e experiência à equipa com jogadores como Ryan Anderson, Ariza e Jamal Crawford.
Com todas estas premissas esperava-se que os Phoenix Suns fossem melhores, que pudessem até entrar na luta pelos Playoffs, apesar de essa missão ser muito difícil, mas nada fazia prever que neste momento apresentassem o pior registo da NBA com um total de 4 vitórias contra 16 derrotas!

 

 

 

 

Pedro Ribeiro

Formado em Ciências da Comunicação, trabalhou como Jornalista e Assessor de Comunicação. Fã da NBA, participou em vários projetos sobre esta liga. Fundador do site www.nbaportugal.com https://twitter.com/pedrofmribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *