Kevin Durant, o verdadeiro MVP ?

Kevin Durant tem sido espetacular desde que entrou na liga, o ala entrará na sua 12ª temporada com médias na carreira de 27.1/7.1/3.9, pontos, rebotes e assistências respectivamente, ele sempre foi o melhor jogador de todos os seus times, tem 4 títulos de melhor marcador (2010,2011,2012,2014), 1 título de MVP(2014) e mais recentemente, após sua transferência para os Golden State Warriors, adicionou mais 2 títulos e MVP das Finais ao seu grande armário de troféus, porém apesar de todos essas suas conquistas, Durant ainda não é considerado o melhor jogador da liga, e será que isso ao menos chegará a acontecer?

 

Kevin Durant há anos que é considerado o segundo melhor jogador da liga, sempre atrás de LeBron James, sua capacidade de pontuar de todas as formas, seja infiltrando ou arremessando a dois metros de distância da linha de três pontos, um dos melhores “scorers” de todos os tempos sem nenhuma dúvida, além disso ele vem mostrando evoluções, seu arremesso à média distância está mais confiável do que nunca, a proteção do garrafão que Durant exerceu nesta última temporada foi a melhor de sua carreira (1.8 tocos por jogo, career high), – verdade seja dita que ela aconteceu muito mais na primeira metade da temporada – além de parecer mais do que nunca, o jogador mais imparável da NBA quando está pegando fogo, devido a sua altura (listado como 6’9’’, mas sabemos que tem mais ou menos 7’0’’) e consequentemente a capacidade de arremessar por cima de qualquer defensor, todo time que tem o desafio de enfrentar os Warriors se intriga com o desafio de achar alguém que dificulte o caminho de Kevin Durant à cesta e a resposta é que são pouquíssimos os defensores que realmente conseguiriam fazer com que Durant tenha uma noite ruim arremessando.

 

Kevin Durant provavelmente está no seu age do seu jogo nesse momento, e LeBron James mesmo com 33 anos, ainda está na sua frente, o King parece surpreendentemente melhorar a cada temporada ofensivamente e vem botando números históricos nas últimas temporadas, Durant estará com 30 anos quando a temporada 2018-19 começar e provavelmente tem mais uns 3 anos com um nível de basquete similar ao de agora, talvez ele venha a ultrapassar LeBron, mas o problema é que há outros jovens pedindo passagem na NBA, como por exemplo Anthony Davis e Giannis Antetokounmpo, com 25 e 23 anos respectivamente, são dois jogadores extremamente jovens com potencial de crescer ainda mais, e acredito que quando LeBron James começar a piorar, Kevin Durant também não estará no mesmo nível de agora e talvez Anthony Davis e o “Greek Freak” sejam melhores do que ele quando isso acontecer.

A possibilidade de Durant ser alguma vez considerado o melhor jogador da liga não é muito grande, e não há problema nisso, até hoje existem discussões nesse assunto com Kobe Bryant, de que talvez ele nunca tenha sido o melhor jogador da liga, devido a Duncan e o próprio LeBron James. Há 5 anos atrás em uma entrevista com a Sports Illustrated, Kevin Durant contou que estava cansado de ser o número 2 em tudo: “Eu fui o segundo a minha vida inteira. Eu fui o segundo melhor jogador no High School. Eu fui a segunda escolha do draft. Eu fiquei em segundo na votação de MVP três vezes. Eu fiquei em segundo nas finais. Estou cansado de ser o número dois, para mim chega.”

Tivesse Kevin Durant ficado nos Thunder, derrotado LeBron James nas finais, na minha opinião ele teria mais chances de ser considerado o melhor hoje, toda escolha tem suas consequências e por ter escolhido o caminho mais fácil, seus troféus com Golden State ficam um pouco desvalorizados devido ao poderio que o time possuía mesmo antes de ter ele no time, Durant terá que viver sendo o número dois por mais tempo, e talvez seja assim até o final da carreira, mas será o melhor segundo colocado da história.

Este texto foi elaborado por Pedro Mate, administrador da página Small Ball Brasil no Twitter e do blog Small Ball Brasil! Sigam mais esta plataforma de grande qualidade dedicada à NBA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *