A História da NBA

A National Basketball Association é a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte. A NBA atrai milhares de pessoas por todo o mundo, levando até pessoas de outros desportos a apreciar a modalidade, com isto movimenta milhões de euros em venda de bilhetes, venda de camisolas, e qualquer tipo de evento ligado com a NBA. A NBA não obteve sempre o mesmo sucesso, no início passou por algumas controvérsias.

A NBA, liga norte-americana de basquetebol profissional, conta com 30 equipas,divididas em duas conferências, Este e Oeste. Cada conferência, portanto, é composta por 15 equipas.

Cada equipa tem normalmente um estado associado, a não ser que este seja demasiado grande então pode haver sem risco de prejuízo duas ou mais equipas. Como é o caso de Nova Iorque (Knicks e Nets) e em Los Angeles (Lakers e Clippers).

 

Equipas da NBA

Conferência Oeste

Divisão Noroeste Estado
Denver Nuggets Colorado
Minnesota Timberwolves Minnesota
Oklahoma City Thunder Oklahoma
Portland Trail Blazers Oregon
Utah Jazz Utah

 

Divisão do Pacífico Estado
Golden State Warriors Califórnia
Los Angeles Clippers Califórnia
Los Angeles Lakers Califórnia
Phoenix Suns Arizona
Sacramento Kings Califórnia

 

Divisão Sudoeste Estado
Dallas Mavericks Texas
Houston Rockets Texas
Memphis Grizzlies Tennessee
New Orleans Pelicans Louisiana
San Antonio Spurs Texas

 

Divisão Atlântico Estado
Boston Celtics Massachusetts
Brooklyn Nets New York
New York Knicks New York
Philadelphia 76ers Pennsylvania
Toronto Raptors Ontário(Canadá)

 

Divisão Central Estado
Chicago Bulls Illinois
Cleveland Cavaliers Ohio
Detroit Pistons Michigan
Indiana Pacers Indiana
Milwaukee Bucks Wisconsin

 

Divisão Sudeste Estado
Atlanta Hawks Georgia
Charlotte Hornets North Carolina
Miami Heat Flórida
Orlando Magic Flórida
Washington Wizards Washington D.C.

Origens da NBA

O canadeense James Naismith criou o basquetebol em 1891 quando era professor na Associação Cristã de Moços (YMCA) de Springfield, em Massachusetts. As regras originais do jogo eram bem diferentes das atuais.

No final do século XIX Naismith tornou-se técnico da universidade de Kansas e viu o desporto começar a ganhar popularidade no meio universitário norte-americano.

American Basketball League (ABL)

A primeira tentativa de se criar uma liga de basquetebol profissional nos EUA ocorreu em 1925 pelas mãos de Joseph Carr, que presidia a NFL, liga profissional de futebol-americano. Já existiam alguma equipas semi-profissionais no país, mas elas apenas viajavam fazendo partidas de exibição, disputando ligas amadoras regionais e torneios esporádicos.

 

A ABL nunca conseguiu o sucesso esperado, uma vez que os salários pagos aos jogadores não permitia que eles se dedicassem apenas ao desporto.

 

Basketball Association of America (BAA)

Outra liga profissional, a   (BAA), foi criada em 1946 contando com pelo menos um importante diferencial em relação à NBL. Ao contrário da liga rival, a BAA tinha a pretensão de explorar os mercados de outras regiões dos EUA além dos Grandes Lagos, incluindo do exterior. Equipas com sede em grandes cidades aderiram à BAA, como  St. Louis Bombers no Missouri, Washington Capitols na capital norte-americana, Boston Celtics em Massachusetts, New York Knicks em Manhattan (o maior mercado consumidor norte-americano), Philadelphia Warriors (atual Golden State Warriors) na Pennsylvania e Toronto Huskies no Canadá.

 

BAA e NBL fundem-se: nasce a NBA

Em 1949, parte das franquias que ainda integravam a NBL (Anderson Packers, Denver Nuggets, Sheboygan Red Skins, Syracuse Nationals, Tri-Cities Blackhawks e Waterloo Hawks) também se juntaram à BAA para formar a National Basketball Association (NBA), que nasceu com 17 equipasdivididas em três divisões: Central, Leste e Oeste.

O grande mentor desta fusão foi o advogado Maurice Podoloff, que presidiu a entidade até 1963. No processo de fusão ficou decidido que somente o histórico e as estatísticas da BAA seriam consideradas pela NBA. Por isso, apesar de só começar a se chamar NBA na temporada 1949-50, a própria entidade reconhece a partida entre o New York Knicks e o Toronto Huskies, realizada em 1º de novembro de 1946 na cidade canadense, como o primeiro jogo oficial da liga.

Equipas que haviam sido campeãs na NBL, como Lakers, Pistons e Royals, não tiveram os seus títulos reconhecidos pela NBA.

 

Um novo logo para a NBA

Outra mudança foi no logotipo da NBA, que foi totalmente remodelado no final da década de 1960. Até então o logotipo da liga era uma bola de basquetebol sobre a qual as letras “NBA” apareciam e

stampadas. Esta versão do logo pode ser vista em algumas fotografias da década de 1950 bordada no uniforme de árbitros, mas era muito pouco utilizada. O autor do logo que começou a ser utilizado em 1969, em uso até hoje sem nenhuma alteração, foi Alan Siegel, que havia trabalhado na criação do logo da Major League Baseball (MLB) adotado em 1968, ano de seu centenário.

Assim, seguindo as instruções do comissário da NBA, além usar as cores azul, vermelha e branca, Siegel também utilizou a silhueta de um jogador para elaborar o logo, buscando inspiração em uma fotografia do ala-armador do L

os Angeles Lakers, Jerry West. Siegel chegou a enfrentar West quando os dois cursavam o colegial e admirava seu jogo desde então. A escolha não poderia ter sido melhor, por uma série de motivos. Além de ser um dos melhores jogadores em atividade (foi eleito o MVP das finais de 1969 mesmo derrotado), West era o ícone do bom comportamento, fidelidade (passou toda a carreira no Lakers), e todos os valores que Kennedy gostaria de associar à imagem da NBA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *