Como funcionam os Playoffs na NBA

Depois de uma longa e dura época para as 30 equipas da NBA, onde disputam 82 jogos, chega a segunda fase mais importante desta liga, porque é durante este período que se vai decidir qual as duas equipas que vão disputar a grande final da NBA.

Sabemos que esta liga é composta por duas conferências (Este e Oeste), e que jogam entre todas durante a época regular, no entanto, quando chegamos aos playoffs o cenário torna-se diferente.
Depois de decididos os 8 primeiros classificados de cada conferência durante a época regular, essas equipas vão defrontar-se em 4 eliminatórias, sendo que a última irá ser a grande final.

No formato da NBA o primeiro classificado de cada conferência irá jogar contra o oitavo classificado, o segundo contra o sétimo, o terceiro contra o sexto, e por fim, o quarto e quinto classificados defrontam-se entre si. A equipa que acabou com o melhor registo durante a época regular irá usufruir do fator casa.

A equipa vencedora de cada eliminatória é aquela que conseguir chegar primeiro ás quatro vitórias, num formato de 7 jogos. Cada eliminatória dos playoffs funciona no seguinte formato: 2-2-1-1-1, sendo que a equipa da casa começa por realizar os 2 primeiros jogos em casa, depois jogam mais dois no terreiro do adversário, depois voltam a casa para o quinto jogo, o sexto jogo é realizado mais uma vez fora de casa, e o último e sempre decisivo jogo é realizado no pavilhão da equipa que terminou com melhor registo. De relembrar que estas séries podem ser decididas em apenas 4 jogos (nunca menos), 5, ou 6 jogos, sendo que qualquer uma das equipas pode chegar às 4 vitórias sem precisar das 7 partidas.

Depois da primeira rodada dos playoffs, seguem-se as meias-finais de cada conferência, e na terceira ronda decidem-se os vencedores do Este o Oeste. Nenhuma fase dos playoffs avança sem estarem decididos todas as equipas que irão passar à próxima fase.  A época termina na grande final com o vencedor de cada conferência, onde o formato de jogos se mantém, assim como o fator casa vai para a equipa que terminou a época com melhor registo.

Pedro Ribeiro

Formado em Ciências da Comunicação, trabalhou como Jornalista e Assessor de Comunicação. Fã da NBA, participou em vários projetos sobre esta liga. Fundador do site www.nbaportugal.com https://twitter.com/pedrofmribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *