Análise Conferência Este 2018/2019

A conferência Este é vista como a mais fraca da NBA quando comparada com o Oeste, no entanto são sempre muitos os motivos de interesse, e apesar de não ter equipas com o potencial do Oeste, a época é sempre recheada de surpresas.

Esta início de época fica desde já marcado pela saída daquele que foi o jogador mais dominador nos últimos anos na conferência Este, LeBron James mudou-se para Los Angeles, e também DeRozan mudou-se para os SA Spurs, em contrapartida a conferência Este recebeu um dos nomes fortes da liga, Kawhi Leonard juntou-se aos Toronto Raptors.

A última época ficou marcada por mais uma vitória da conferência Este dos Cleveland Cavaliers, comandados por LeBron James, apesar de terem sido batidos pelos Golden State Warriors na final.
Esta época, os Cleveland ficaram claramente mais fracos, e serão uma equipa a seguir com interesse depois de perderem K.Irving e agora LeBron James, resta Kevin Love para liderar a equipa que ficou claramente mais fraca, e com certeza não irão lutar pelos primeiros lugares dos liga, mas sim por um lugar nos playoffs

Esta época será bastante interessante ver os Boston Celtics na máxima força, com Irving e Hayward a voltarem das lesões que os afastaram da época passada, contudo os Celtics foram uma das boas surpresas da época passada ao chegarem ao final da conferência apesar de todas as lesões que afetaram a equipa, portanto, esta época, na máxima força, esta será uma das equipas favoritas a ganhar a conferência.

Os Toronto Raptors foram os primeiros classificados na época passada e foram uma das equipas mais faladas nesta offseason que ficou marcada pela saída daquele que foi o seu jogador mais importante nos últimos anos, DeRozan que foi trocado para os San Antonio Spurs, mas em troca receberam Kawhi Leonard. A chegado de Leonard a esta equipa, que tem muitos e bons argumentos como se tem visto nos últimos anos, poderá ser decisiva para a equipa chegar às finais da conferência.

Outro motivo de destaque será a continuidade da evolução dos Philadelphia 76ers, que mantiveram grande parte do seu plantel, e dada a qualidade que apresenta, deverá ser presença garantida nos playoffs.

Os Milwaukee Bucks, os Washington Wizards e os Indiana Pacers são três equipas que se espera que cheguem aos playoffs com relativa tranquilidade,  apresentam plantel com qualidade, no entanto a falta de consistência destas equipas por vezes surpreende, no entanto, também se prevê que passem à próxima fase.

As equipas que se destacam para a luta dos últimos lugares de acesso aos playoffs deverá ser marcada pelos Miami Heat, os Detroit Pistons e os Charlotte Hornets. Estas equipas não fizeram grandes mudanças no seu plantel, e portanto aparecem destacadas para darem luta no acesso aos playoffs.

Como não poderíamos deixar de referir os New York Knicks e os Chicago Bulls, pela sua história e marca na liga, são duas referência nesta conferência, mas continuam num processo de reestruturação, longe dos plantéis que já apresentaram, e muito dificilmente conseguirão uma vaga para a próxima fase.

Os Brooklyn Nets, depois de baterem no fundo, estão a conseguir construir um bom plantel, com jogadores jovens mas com bastante qualidade, na época passada conseguiram surpreender algumas equipas e será interessante ver se este ano conseguirão chegar perto dos lugares de playoff.

Os últimos lugares da conferência parecem estar reservados aos Orlando Magic que continuam sem conseguir traçar um caminho que pareça consistente, nem conseguem trazer algum jogador que possa ser uma referência na equipa. Por último temos os Atlanta Hawks, que não se espera que consigam lutar por algum objetivo nesta época, a equipa está em plena restruturação, também sem jogadores de referência, e por isso não deverão entrar na luta dos playoffs.

Na época passada a luta dos playoffs foi bastante interessante principalmente na definição dos lugares dos primeiro oito classificados que ficaram definidos bastante cedo, este ano é de se esperar um pouco mais de competitividade, visto que os Cleveland Cavaliers já não serão a mesma equipa e devem abrir espaço para uma luta mais interessante nesta conferência por um lugar na próxima fase.

Pedro Ribeiro

Formado em Ciências da Comunicação, trabalhou como Jornalista e Assessor de Comunicação. Fã da NBA, participou em vários projetos sobre esta liga. Fundador do site www.nbaportugal.com https://twitter.com/pedrofmribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *