Afinal, o que é isso do Draft?

O Draft da NBA é um acontecimento anual que consiste no recrutamento de 60 jogadores (dividido em duas rondas, cada uma de 30 jogadores), que se tenham tornado elegíveis na liga. Por norma, esses jogadores são provenientes das universidades americanas (até 2006, era possível recrutar atletas do ensino secundário), no entanto também podem ser selecionados jogadores internacionais. O processo do Draft é muito mais complexo do que aquilo que aparenta ser. Pode ser dividido em 3 fases: “The Draft Lottery”, “Training and Draft Combine” e o “Draft Day”.

The Draft Lottery

No final de cada época regular, há 14 equipas que não ficam apuradas para os playoffs. O lado positivo de não serem apuradas é que ganham a oportunidade de ter uma das melhores escolhas no Draft (as lottery picks, que são as primeiras 14), através da lotaria.
As Lottery Picks são determinadas através de 14 bolas de ping pong numeradas de 1 a 14, estando dentro de um pote de vidro.

Há um total de 1.001 combinações de quatro bolas que podem ser adquiridas a partir das 14 opções no pote, e a combinação sequencial de 11-12-13-14 não é usada. Isso deixa 1.000 combinações possíveis, que são distribuídas proporcionalmente às 14 equipas com base nos seus recordes da época regular. Após a determinação das três primeiras escolhas, as 11 restantes são dadas às equipas com base nos seus recordes pela ordem contrária de vitórias-derrotas. Isto significa que se as combinações de bolas de ping pong da pior equipa não forem sorteadas, é ainda assim garantida uma escolha entre as 4 melhores.

 

Training and Draft Combine

A temporada da NCAA termina com o famoso torneio universitário “March Madness”. Os aspirantes da NBA declaram-se para o Draft após o último jogo pela sua equipa, e imediatamente começam a treinar rigorosamente para o draft.

Durante esse período de tempo, os jogadores falarão com equipas da NBA e farão treinos particulares com essas mesmas. Se houver um avultado interesse num determinado jogador por vários franchises (como normalmente há para as escolhas de lotaria), eles optam por realizar um dia profissional (conhecido como “Pro Day”) nas suas instalações de treino em frente a várias equipas, elementos do front office e olheiros. Durante as visitas às equipas, os front offices são muito transparentes com determinados jogadores, o que lhes dá uma ideia mais clara para onde irão ou não jogar.

Draft Day

Por fim, chega o grande dia. O dia que determina não só o futuro profissional, mas também o futuro pessoal dos jovens atletas candidatos a jogador da NBA. O Draft da NBA ocorre, geralmente, no final do mês de junho.

Cada escolha é divulgada pelo Comissário da NBA através da seguinte frase (exemplo do LeBron James):

With the first pick in the 2003 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select LeBron James”.

 

Para muitos, ser escolhido no Draft é a parte mais fácil da carreira. A jornada de um jogador na NBA é longa e árdua, mas há objetivos e recompensas para conquistar. Uns lutam por títulos, outros prémios individuais e outros apenas pretendem assinar um contrato generoso. Diferentes metas, mas no fundo, são atingidas da mesma forma: treino e sacrifício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *